Relatório do Ministro da Guerra, João Paulo dos Santos Barreto, em 1846

"Relatório da Repartição dos Negócios da Guerra, apresentado à Assembleia Geral Legislativa na 3ª sessão da 6ª legislatura, pelo respectivo ministro e secretário de Estado, João Paulo dos Santos Barreto, em maio de 1846."

No que toca às fortificações, o relatório escrito por João Paulo dos Santos Barreto, nas páginas 3 e 4, informa que as construções militares (fortalezas, fortes, baterias e redutos) "acham-se quase abandonadas e requerem pronto auxílio em suas reparações para conservação daquelas que se reconhecerem mais apropriadas à defesa do país". Da mesma forma, adverte que a artilharia das fortificações estava obsoleta e dever-se-ia dar mais atenção às construções fronteiriças.

Nos anexos do relatório, o mapa número 9 [página 15 do arquivo PDF] lista todas as fortificações existentes no Brasil, citando as províncias em que estão situadas, o estado em que se encontram e para qual fim estão sendo utilizadas, assim como também informa a quantidade de canhões que possuíam para defesa. O mapa número 10 apresenta um quadro das fortificações e quartéis do Império, com uma lista de reparos necessários em cada uma e os orçamentos para as respectivas reformas. Na sequência, o mapa número 11 relaciona o número de canhões de ferro e bronze, morteiros, obuses, reparos, projeteis, armas de fuzil e brancas, entre outros artigos bélicos existentes nos arsenais, depósitos e armazéns das respectivas províncias do Império.

O mapa número 22 [página 29 do arquivo PDF] traz uma listagem de artigos bélicos existentes nos corpos, quartéis e destacamentos das diversas províncias. A tabela número 29 [página 36 do arquivo PDF] apresenta os valores com a despesa militar, onde constam os gastos com consertos dos quartéis.

  • Printed Document
  • João Paulo dos Santos Barreto
  • Typographia Nacional
  • 1846
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • In: Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1846, 40 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1846_00022.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 04/01/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, João Paulo dos Santos Barreto, em 1846