Relatório do Ministro da Guerra, João Paulo dos Santos Barreto, em 1847

"Relatório da Repartição dos Negócios da Guerra, apresentado à Assembleia Geral Legislativa na 4ª sessão da 6ª legislatura, pelo respectivo Ministro e Secretário de Estado, João Paulo dos Santos Barreto, em 5 de maio de 1847."

Na página 16 e 18, o relatório menciona a oficina de armamento, a fábrica e casa de armas instalados na Fortaleza da Conceição. Na página 21, o relatório informa que o governo autorizou o presidente da Província do Mato Grosso a "reparar, armar e guarnecer as fortificações existentes, a fim de repelir qualquer força estrangeira [em especial, a Bolívia] que queira invadir o nosso território".

Sobre fortificações e quartéis, na página 26, o ministro registra a necessidade de reparos imediatos nesses últimos e informa que as fortificações estão em ruínas e, algumas, em total abandono.

Nos anexos do relatório, o mapa número 38 [página 74 do arquivo PDF] lista as fortificações existentes em cada uma das províncias do Império do Brasil, com descrição da condição em que se encontram, material de sua construção, o número de canhões que possuem e algumas observações sobre sua utilidade. No mapa de número 39, constam as patentes e número de militares servido no presídio da Ilha de Fernando de Noronha, citando os comandantes da Fortaleza dos Remédios (um tenente) e do reduto de Santo Antônio (um alferes).

  • Printed Document
  • João Paulo dos Santos Barreto
  • Typographia Nacional
  • 1847
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • In: Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1847, 75 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1847_00001.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 04/01/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, João Paulo dos Santos Barreto, em 1847