Relatório do Ministro da Guerra, Manoel Felizardo de Souza e Mello, em maio de 1851

"Relatório da Repartição dos Negócios da Guerra, apresentado à Assembleia Geral Legislativa na 3ª sessão da 8ª legislatura, pelo respectivo Ministro e Secretário de Estado, Manoel Felizardo de Souza e Mello."

No que concerne às fortificações do Império, a página 16 do relatório se refere à Fortaleza da Conceição e sua fábrica de armas, que deveria receber especial investimento do governo para aumentar a produção de armamento nacional e diminuir a dependência de outras nações na compra de artigos bélicos.

Nas páginas 18 e 19, diante da necessidade de se reforçar as fortificações fronteiriças entre a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e as terras uruguaias são citados: a Bateria da Barra e a muralha que fecha a cidade de Rio Grande, o Forte de São Miguel (hoje no Uruguai), as fortificações de Caçapava e um armazém para armamentos na cidade de Rio Pardo. O documento também menciona que deveria ser interrompida a construção de uma fortificação na margem esquerda do rio Uruguai (provavelmente localizada em Uruguaiana), "obras projetadas e orçadas em mais de cem contos".

Nas páginas 20 e 21, o relatório menciona o estado lastimoso das fortificações de Santa Catarina e que no Depósito de Artigos Bélicos, iniciado recentemente, faltam ser concluídos os "arranjos interiores". O documento também cita as obras nas fortificações das províncias da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro e também em Pernambuco e Paraíba, como as reformas nas fortalezas de Itamaracá e Cabedelo.

  • Printed Document
  • Manoel Felizardo de Souza e Mello
  • Typographia Americana de I. P. da Costa
  • 1851
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1851, 55 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1851_00001.pdf. Acesso em: 10/12/2018.
  • Download

Contribution

Updated at 03/09/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Manoel Felizardo de Souza e Mello, em maio de 1851