Relatório do Ministro da Guerra, Manoel Felizardo de Souza e Mello, 1859

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na Terceira Sessão da Décima Legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Manoel Felizardo de Souza e Mello."

Sobre as fortificações, o relatório se inicia na página 2 alegando não haver problemas em sua administração, não se fazendo portanto necessária a confecção de relatórios trimestrais sobre a situação de tais construções. Na página 18, sobre obras militares, o autor informa que além das reformas feitas nas fortificações da capital, também havia sido construído um picadeiro. Na página 20, o autor se refere às fortificações de Santa Cruz, São João e Tamandaré da Laje como sendo as únicas restantes do "legado de seus antepassados", não sendo capazes de defender o Império de ataques inimigos se preciso fosse.

Na mesma página, as Províncias do Amazonas e do Pará recebem atenção no relatório, que fala das lentas obras em processo, assim como em Óbidos e Macapá. Na página 21 é citada a deliberação presente no relatório anterior de dar fim às atividades no Forte de São Tiago das Cinco Pontas e construção de novo quartel com o valor da indenização paga.

No anexo número 7, Créditos Suplementares, são divulgados os gastos da Coroa com as obras militares; na página 2 deste anexo as fortificações aparecem como motivo de déficit nas despesas do Ministério da Guerra, pois precisaram de muito mais reformas do que permitia fazer o orçamento inicial.

  • Printed Document
  • Manoel Felizardo de Souza e Mello
  • Typographia Universal de Laemmert
  • 1859
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • In: Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1859, 90 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1859_00001.pdf. Acesso em: 13/12/2018.
  • Download

Contribution

Updated at 19/06/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Manoel Felizardo de Souza e Mello, 1859