Relatório do Ministro da Guerra, Sebastião do Rego Barros, em 1860

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na Quarta Sessão da Décima Legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Sebastião do Rego Barros, 1860".

Na página 21, sobre as obras militares, o ministro menciona as dificuldades de planejar e executar as necessárias obras novas e de conservação de fortificações, quartéis e outros edifícios militares em todo o país, citando como exemplo a Fortaleza de Santa Cruz da Barra.

Na página 22, comenta sobre a necessidade de proteger a fronteira do Rio Grande do Sul, com a construção de diversos quartéis, além das fortificações das cidades de Caçapava e de Rio Grande, diagnosticando que o orçamento disponível é insuficiente para realizar essas obras.

Na página 23, comenta sobre a alienação (venda) do Forte de São Tiago das Cinco Pontas. Na página 24, o ministro informa que determinou que as fortificações do litoral da Província do Rio de Janeiro fossem desarmadas e seus edifícios entregues à administração da província, tendo em vista a incapacidade de uso dessas fortificações para uma defesa efetiva.

Entre os anexos, o Relatório da Comissão Astronômica e Hidrográfica sobre o Porto de Recife avalia, na página 108 (do arquivo PDF), que o Forte de São Francisco da Barra [Forte do Picão] se apresenta como um entrave à livre entrada do porto, em função do acúmulo de material ali represado. O relatório também menciona a antiguidade de dois antigos fortes arruinados existentes na praia de Olinda.

  • Printed Document
  • Sebastião do Rego Barros
  • Typographia Universal de Laemmert
  • 1860
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • In: Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1860, 128 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1860_00001.pdf. Acesso em: 13/12/2018.
  • Download

Contribution

Updated at 20/05/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Sebastião do Rego Barros, em 1860