Relatório do Ministro da Guerra, Carlos Affonso de Assis Figueiredo, em 1883

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa, na Terceira Sessão da Décima Oitava Legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Carlos Affonso de Assis Figueiredo, 1883."

A respeito das fortificações do Império, o relatório se refere, na página 24, a fabricação de sete reparos de praça para artilharia de calibres 12, 24 e 36, fornecidos para a Fortaleza de São João da Barra e para o Forte Tamandaré da Laje (RJ), assim como um triquebal (carro para artilharia) fornecido para o serviço da Fortaleza de São João da Barra. Esta última fortificação recebeu ainda quatro tampas expansivas para os canhões de sistema Whitworth, calibres 32 e 70. Já a Fortaleza de Santa Cruz da Barra recebeu uma tampa expansiva para canhão de sistema Armstrong, calibre 250.

Na página 30, o documento relata sobre a fundação da Colônia Militar do Alto Uruguay (RS), através do Decreto n.º 7221 de 15 de março de 1879, pelo Major Antônio Florêncio Pereira do Lago, com informações sobre sua fundação, extensão e população. A página seguinte fala sobre a Colônia Militar de Chopim (PR), inaugurada em 27 de dezembro de 1882. O Capitão Francisco Clementino de Santiago Dantas ficou encarregado da comissão responsável pela exploração do terreno e estabelecimento dessa colônia. Sobre a Colônia Militar de Chapecó (SC), na página 32, o relatório traz apenas a informação de sua comissão ser liderada pelo Capitão do Corpo de Estado-Maior de 1ª classe, José Bernardino Bormann, pois o relatório anterior já teria sido bastante eficiente em dar detalhes a respeito dessa colônia. O documento também aborda brevemente sobre a Colônia Militar de Santa Teresa (SC), a área que ocupa, a quantidade de casas e engenhos que possui, e seu número de habitantes.

No anexo E, página 51 do arquivo PDF, há uma relação indicando as obras e consertos efetuados nas fortificações do Rio de janeiro, entre os anos de 1881 e 1882, incluindo as fortalezas de São João e Santa Cruz da Barra e o Forte do Morro do Pico. Na página seguinte, são mencionadas as obras referentes aos anos de 1881 e 1882 nas demais províncias, citando os fortes de Madame Bruyne (Buraco) e São João Batista do Brum (PE), São Pedro e Santa Maria (BA), Quartel do campo do Manejo (SC), Forte Caxias de São Gabriel e Trincheiras de Rio Grande(RS). No anexo F, página 55 do arquivo PDF, são mencionadas outras obras militares, referentes aos anos de 1880 e 1881, dentre elas as do Forte de São João Batista do Brum (PE), Forte de São Pedro e Fortaleza do Morro de São Paulo (BA), Quartel do campo do Manejo (SC), Forte Caxias de São Gabriel e Trincheiras de Rio Grande(RS). No anexo G, página 58 do arquivo PDF, são mencionadas outras obras militares, referentes aos anos de 1882 e 1883, dentre elas as da Fortaleza Nossa Senhora de Assunção (CE), Forte de Monte Serrat, Fortaleza do Morro de São Paulo, Forte de São Diogo, Forte de Santa Maria e Barbalho (BA), Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Colônia Militar de Santa Teresa e Depósito de Artigos Bélicos (SC).

No anexo N, página 82 do arquivo PDF, há um mapa listando os próprios nacionais pertencentes ao Ministério da Guerra: construções na Fortaleza de São Sebastião do Castelo, edifícios nas fortalezas da Praia Vermelha, Boa Viagem, Gragoatá, Santa Cruz e São João da Barra, Conceição, Lage, Morro da Viúva,Pico, construções nas baterias da Barra da Tijuca, São José, Pau de Bandeira, São Theodósio, edifícios no Forte de Nossa Senhora da Glória de Campinho e na Bateria da Praia de Fora.

  • Printed Document
  • Carlos Affonso de Assis Figueiredo
  • Typographia Nacional
  • 1883
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1883, 90 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1883_00001.pdf. Acesso em: 20/02/2019.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 22/05/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Carlos Affonso de Assis Figueiredo, em 1883