Relatório do Ministro da Guerra, Bernardo Vasques, em 1895

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo General de Divisão, Bernardo Vasques, Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, em maio de 1895."

Sobre o assunto das fortificações da República, o relatório, na página 10, informa sobre obras mais urgentes realizadas nas fortificações do sul do país, em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, incluindo a restauração já concluída da "fortaleza da barra da cidade de Florianópolis", podendo tratar-se da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (na Barra Norte), ou, mais provavelmente, da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (na Barra Sul).

Ainda na página 10 somos informados da formação de duas comissões para organizar os trabalhos das fortificações mais ao norte, chefiadas pelo tenente-coronel Jorge dos Santos Almeida e pelo tenente-coronel Antônio Ilha Moreira. A página seguinte informa que as comissões parciais foram suprimidas, sendo nomeada uma única comissão, composta pelos coronel de engenheiros Alfredo Carlos Müller de Campos, tenente-coronel Pedro de Castro Araújo, major Felippe Schmidt, capitães José de Calazans, José da Silva Braga, Augusto Maria Sisson, Manoel Luiz de Mello Nunes e tenente Ovidio Bacellar Randolpho de Mello. É informada a encomenda de armamentos e materiais vindos da Europa para municar as fortificações do porto da Capital da República (Rio de Janeiro).

A partir da página 34, o relatório menciona as obras militares realizadas em 1894 nas seguintes fortificações: Ilha das Cobras, São Francisco Xavier de Villegaignon, Santa Cruz, São João da Barra e Tamandaré da Laje (RJ). Na página 51, o autor fala das colônias militares, seus respectivos diretores e as atividades nelas executadas. São elas as colônias do Iguaçu (PR), Chopim (PR), Jatahy (PR), Itapúra (SP).

O relatório, na página 174 do arquivo PDF, traz a publicação do decreto 1939, de 15/01/1895, revogando o decreto 1697, de 25/04/1894, o qual havia transferido a jurisdição das fortalezas de São José da Ilha das Cobras e São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ) do Ministério da Marinha para o Ministério da Guerra.

  • Printed Document
  • Bernardo Vasques
  • Imprensa Nacional
  • 1895
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1895, 200 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1895_00001.pdf. Acesso em: 01/04/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 22/05/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Bernardo Vasques, em 1895