Relatório do Ministro da Guerra, Hermes Rodrigues da Fonseca, em junho de 1908

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, Ministro de Estado da Guerra, em junho de 1908."

Sobre as fortificações, o relatório menciona, na página 8, as propostas de construção de uma bateria no porto de Imbetiba e de obras fortificadas na Ponta do Leme e na baía da Ilha Grande. A página seguinte sugere que apenas as fortificações de Óbidos (PA) e de São Francisco Xavier de Tabatinga (AM) teriam utilidade na defesa terrestre para serem custeadas pelo Exército, ao passo em que outras fortificações permanentes da região entre os estados do Amazonas e do Pará perderiam a sua função de defesa no caso de se estabelecer, nas redes fluviais entre os estados mencionados, uma divisão fluvial da Marinha de Guerra.

Sobre colônias militares, a página 47 do relatório traz informações a respeito das atividades executadas nas colônias do Alto Uruguay (RS), de Chopim (PR), de Chapecó (SC), e do Iguaçu (PR). Mais a frente, na página 60, o relatório menciona a ligação telegráfica entre a Colônia Militar do Alto Uruguay e a cidade de Cruz Alta (RS). A página seguinte trata brevemente na construção de uma estrada de rodagem entre a cidade de Guarapuava e a Colônia Militar do Iguaçu (PR).

Como informa a página 63 do relatório, foram executadas obras militares no Forte de São João Batista do Brum (PE), enquanto o Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo (BA) necessitava de um novo paiol para guardar pólvora. O processo de construção do Forte Duque de Caxias de Itaipú (SP) é brevemente explicado entre as páginas 70 e 71. Ainda na página 71, são citadas obras no Forte Dom Pedro II do Imbuhy e na Fortaleza de Santa Cruz da Barra (RJ). Mais a frente, na página 82, é mencionada a reconstrução do Forte Novo de Coimbra (MS). A página 104 do relatório apresenta o Decreto n. 6657, que autoriza a construção de uma vila militar, fortificação em Copacabana e início da construção de cinco quartéis.

Em anexo, na página 362 do arquivo PDF, são listadas as fortificações de 1ª, 2ª e 3ª ordem da Direção Geral de Artilharia e algumas de suas características militares: Tamandaré da Laje, Dom Pedro II do Imbuhy, Santa Cruz da Barra, São João da Barra, Óbidos, Novo de Coimbra, Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, São José do Macapá, Nossa Senhora das Mercês da Barra de Belém, Santo Amaro da Barra Grande, Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.

Na mesma página, são desclassificadas as fortificações consideradas em estado de ruínas ou apenas vestígios: Bateria de Imbetiba, Copacabana, São Francisco Xavier de Piratininga, Nossa Senhora de Monte Serrat, São Pedro, Nossa Senhora do Monte do Carmo (Barbalho), São Paulo da Gamboa, Santa Maria, São Diogo, Santo Alberto (Lagartixa), São Joaquim de Jequitaia, São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo, Madame Bruyne (Buraco), Santo Inácio de Tamandaré, São Francisco Xavier da Praia de Gaibú, Nossa Senhora dos Prazeres da Praia do Pau Amarelo, Santa Cruz de Itamaracá (Orange), São Francisco da Barra, São Francisco de Olinda, Santa Cruz do Morro do Pico, São Tiago das Cinco Pontas, Santa Catarina do Cabedelo, Nossa Senhora da Assunção, São Luís, Santo Antônio da Barra, São Marcos, Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, São João de Araguaya, São Francisco Xavier de Tabatinga, São José de Marabitanas, São Joaquim do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones, Santana do Estreito, Junqueira, Real Forte Príncipe da Beira, Duque de Caxias de Corumbá, Limoeiro de Corumbá, Dom Pedro II de Caçapava, Uruguaiana e São Gabriel.

  • Printed Document
  • Hermes Rodrigues da Fonseca
  • Imprensa Nacional
  • 1908
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1908, 546 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1908_00001.pdf. Acesso em: 03/06/2019.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 03/06/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Hermes Rodrigues da Fonseca, em junho de 1908