Relatório do Ministro da Guerra, Hermes Rodrigues da Fonseca, em maio de 1909

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, Ministro de Estado da Guerra, em maio de 1909."

No que se refere às fortificações militares, o relatório menciona, na página 55, as obras executadas ou necessárias aos fortes de Santa Catarina do Cabedelo (PB) e São João Batista do Brum (PE). Na página 57, o relatório informa a entrega dos fortes de São Joaquim de Jequitaia e Santo Alberto (BA) a uma companhia concessionária das obras do porto da Bahia. A página 61 menciona obras no Forte Dom Pedro II do Imbuhy, nas fortalezas de Santa Cruz e São João da Barra, e no Forte Tamandaré da Laje (RJ). A construção do Forte de Copacabana (RJ) é mencionada na página seguinte. Obras no Forte de São Gabriel (RS) também são citadas, na página 67.

Sobre as colônias militares, o relatório menciona, na página 33, as fortificações do Iguaçu (PR), do Alto Uruguay (RS), de Chopim (PR) e Chapecó (SC), informando o estado em que se encontravam sua população e atividades internas. Em anexo, na página 442 do arquivo PDF, um aviso publicado em dezembro de 1908 emancipa as colônias militares de Chapecó e Chopim de seu regime militar. Na página 48, fala-se da construção de estradas de ferro, sob a responsabilidade da 1ª seção da Direção Geral de Engenharia, que ligariam a cidade de Guarapuava à Colônia Militar do Iguaçu (PR), e uma linha telegráfica da cidade de Cruz Alta à Colônia Militar do Alto Uruguay (RS), processos que serão detalhados nas páginas 49 e 51, respectivamente. Na página 66, a construção de uma estrada ligando a cidade de São Luiz à Colônia Militar do Alto Uruguay (RS) também é mencionada.

  • Printed Document
  • Hermes Rodrigues da Fonseca
  • Imprensa Nacional
  • 1909
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1909, 474 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1909_00001.pdf. Acesso em: 05/06/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 05/06/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Hermes Rodrigues da Fonseca, em maio de 1909