Relatório do Ministro da Guerra, José Caetano de Faria, em maio de 1915

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo general de divisão, José Caetano de Faria, Ministro de Estado da Guerra, em maio de 1915."

Sobre as fortificações militares, o relatório menciona, na página 14, as obras nos fortes de São Luís e da Ponta da Vigia (RJ). Mais a frente, na página 41, fala-se sobre a inspetoria geral das fortificações, dirigida pelo general de brigada Alfredo Carlos Müller de Campos; as obras em andamento observadas seriam as dos fortes do Morro do Pico, de São Luís e da Ponta da Vigia (RJ).

A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção (CE) é mencionada como residência de uma companhia de caçadores, na página 66, enquanto o Forte de São Tiago das Cinco Pontas (PE) é citado na página seguinte, que informa a construção de um quartel naquele território; o Forte de São João Batista do Brum (PE) também é mencionado, tendo aquartelado a 3ª bateria independente.

A página 71 fala sobre as obras nos fortes de Nossa Senhora de Monte Serrat e Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, e do aquartelamento do 4º batalhão de artilharia no Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo (BA). A página 72 lista os próprios nacionais dos estados da Bahia e do Espírito Santo: os fortes de São Pedro, de Nossa Senhora do Monte do Carmo, de Santo Antônio da Barra, de Santa Maria, de São Diogo, de São Paulo da Gamboa, de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, de Nossa Senhora de Monte Serrat, de São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica, de Santa Cruz do Paraguaçu, a Fortaleza do Morro de São Paulo, o reduto do Rio Vermelho, de Santo Antônio Além do Carmo, de São Bartolomeu da Passagem (BA), de São João (ES).

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra e o Forte Dom Pedro II do Imbuhy (RJ) são mencionados, na página 73, como tendo recebido estações radiotelegráficas. Mais a frente, na página 76, há uma descrição sobre as atividades no presídio da Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Na página 78, consta uma descrição sobre o Forte Marechal Hermes (RJ) e suas atividades. A página 85 informa a ocupação da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (PR) pela 4ª bateria independente da região.

O Forte Novo de Coimbra (MS) é mencionado na página 87 do relatório por compor um destacamento militar na região do Mato Grosso. A página seguinte o cita novamente ao falar sobre o precário estado de conservação em que se encontrava e das melhorias feitas em função disto.

Em anexo, na página 300 do arquivo PDF, consta uma tabela que lista a distribuição de ração (alimentos para o Exército) nas fortificações referente ao ano de 1914: fortalezas de Santa Cruz e São João da Barra, Escola Militar do Realengo, Colégio Militar do Rio de Janeiro, Fábrica de Pólvora da Estrela (RJ), Colégio Militar de Porto Alegre (RS). Mais a frente, na página 302 do arquivo PDF, uma tabela referente à distribuição de artigos de expediente em massa menciona as fortificações de Dom Pedro II do Imbuhy, Santa Cruz da Barra, São Domingos de Gragoatá, Marechal Hermes, São João da Barra, e Tamandaré da Laje (RJ).

Em anexo, na página 305 do arquivo PDF, uma tabela lista a distribuição de massa de forragem e ferragem nas unidades militares, entre elas o Forte de Dom Pedro II do Imbuhy, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, e o Forte Marechal Hermes (RJ). Na página 326 do arquivo PDF, uma tabela demonstra os gastos com iluminação nas fortificações de Óbidos (PA), Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo (BA), Marechal Hermes e Gragoatá (RJ), Novo de Coimbra (MS), Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (PR). Por fim, o Forte de Copacabana (RJ) é mencionado, na página 416 do arquivo PDF, por criar em seu funcionamento alguns cargos como eletricista, mecânico e foguista.

  • Printed Document
  • José Caetano de Faria
  • Imprensa Militar
  • 1915
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1915, 451 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1914_00001.pdf. Acesso em: 27/06/2019.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 28/06/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, José Caetano de Faria, em maio de 1915