Relatório do Ministro da Guerra, Fernando Setembrino de Carvalho, em novembro de 1925

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo marechal Fernando Setembrino de Carvalho, Ministro de Estado da Guerra, em novembro de 1925."

No que se refere às fortificações, o relatório menciona, na página 47, os trabalhos de serviço geográfico militar nos fortes de Copacabana, da ponta da Vigia, de São Luís e de Dom Pedro II do Imbuhy (RJ). Os mesmos fortes são citados na página 67, acrescido também o Forte Tamandaré da Laje (RJ), com a informação de que o movimento de operários nos serviços externos dessas fortificações havia sido regular.

A página 77 informa ser no Forte Batalhão Acadêmico [Gragoatá] (RJ) a sede do setor leste do 1º Distrito de Artilharia de Costa, comandado pelo general de brigada João Álvares de Azevedo Costa. Esse setor seria composto pela Fortaleza de Santa Cruz da Barra e pelas baterias dos fortes de São Luís, Dom Pedro II do Imbuhy e Marechal Hermes (RJ). O Forte Dom Pedro II do Imbuhy é novamente citado, ainda na página 77.

Na página 78, a Fortaleza de São João da Barra, os fortes de Copacabana, ponta da Vigia e Tamandaré da Laje (RJ) são mencionados como comandados pelo setor oeste do 1º Distrito de Artilharia de Costa. Mais a frente, na página 90, consta uma lista de próprios nacionais: fortes de Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho], São Pedro, Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, Santa Maria, São Diogo, Santa Cruz do Paraguaçu, Fortaleza do Morro de São Paulo, Reduto do Rio Vermelho (BA).

As fortificações de Nossa Senhora da Assunção (CE), Reis Magos (RN), Santa Catarina do Cabedelo (PB), Santa Cruz de Itamaracá [Orange], Nossa Senhora dos Prazeres da Praia do Pau Amarelo, São Francisco de Olinda, São Francisco da Barra, Madame Bruyne, São João Batista do Brum, São Francisco Xavier da Praia de Gaibú, Nossa Senhora de Nazaré, Santo Inácio de Tamandaré, Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha, Santo Antônio de Fernando de Noronha (PE) são citadas, na página 96, como desclassificadas.

O Forte Novo de Coimbra (MS) é mencionado na página 99.

Em anexo, na página 147 do arquivo PDF, um aviso menciona as estações telegráficas das fortalezas de Santa Cruz e São João da Barra, sendo estas fortalezas novamente mencionadas na página 162 do arquivo PDF.

  • Printed Document
  • Fernando Setembrino de Carvalho
  • Imprensa Militar
  • 1925
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1925, 226 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1924_00001.pdf. Acesso em: 10/07/2019.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 12/07/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Fernando Setembrino de Carvalho, em novembro de 1925