Relatório do Ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, em maio de 1938

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo general de divisão Eurico Gaspar Dutra, Ministro de Estado da Guerra, em maio de 1938."

A respeito das fortificações no Brasil, o relatório menciona, na página 19, as obras executadas na Fortaleza de Santa Cruz da Barra (RJ). Mais a frente, nas páginas 34 e 35, fala-se dos serviços no Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho] (BA). O Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém (PA) é citado, na página 40, como sede do antigo Hospital de Belém. O Forte Novo de Coimbra (MS) recebeu um campo de pouso para o correio aéreo militar, como consta na página 50.

Obras no Forte Duque de Caxias de Itaipu (SP), no Forte Marechal Luz (SC) são pontuadas nas páginas 57 e 61 do relatório, respectivamente. A página 64 lista as fortificações nas quais foram executadas obras da Inspetoria da Defesa da Costa e Distritos de Artilharia de Costa: fortalezas de São João e Santa Cruz da Barra, fortes de São Luís, Duque de Caxias [Leme], Copacabana e Tamandaré da Laje (RJ).

Uma crise de paludismo [malária], dentro do Forte Duque de Caxias de Itaipu (SP) é relatada na página 83. Mais a frente, na página 85 do relatório, o Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém é novamente citado como sede imprópria para o Hospital Militar da Região. A Fortaleza de São João da Barra é mencionada na página 91.

Na página 114, as fortificações de Tamandaré da Laje, São Luís, São João da Barra e Dom Pedro II do Imbuhy aparecem na lista de unidades abastecidas pelo Serviço Central de Transportes do Exército.

Em anexo, na página 313 do arquivo PDF, há uma menção à Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Mais a frente, nas páginas 368 e 369 do arquivo PDF, consta uma lista com grupos de artilharia dos corpos de tropa do Exército, na qual fala-se das fortalezas de Santa Cruz, São João e Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, e dos fortes e Copacabana, Tamandaré da Laje, Duque de Caxias de Itaipu, Novo de Coimbra, Marechal Hermes, São Luís, Dom Pedro II do Imbuhy, Duque de Caxias [Leme], Marechal Luz, Marechal Moura de Naufragados e Óbidos.

A página 370 do arquivo PDF lista as unidades e estabelecimentos das regiões militares no Brasil, mencionando a Fortaleza de São João da Barra, os fortes de Copacabana e Duque de Caxias [Leme], a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, os fortes de Tamandaré da Laje, São Luís, Dom Pedro II do Imbuhy (RJ), Duque de Caxias de Itaipu (SP), Marechal Luz (SC).

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, o Forte Marechal Hermes, a Fortaleza de São João da Barra e os fortes de Copacabana, ponta da Vigia e Tamandaré da Laje são mencionados na página 376 do arquivo PDF, e também na página 380 do arquivo PDF, onde aparecem também os fortes de São Luís, Duque de Caxias [Leme] e Dom Pedro II do Imbuhy. A página seguinte menciona também o Forte Duque de Caxias de Itaipu (SP). O Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém (PA) é citado na página 382 do arquivo PDF.

  • Printed Document
  • Eurico Gaspar Dutra
  • Imprensa Militar
  • 1938
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1938, 384 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1938_00001.pdf. Acesso em: 16/07/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 09/08/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, em maio de 1938