Relatório do Ministro da Marinha, Alexandrino Faria de Alencar, em abril de 1908

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo vice-almirante graduado Alexandrino Faria de Alencar, Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, em abril de 1908."

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 7, as fortalezas de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon e Santa Cruz (Santa Cruz de Anhatomirim/SC) como construções civis ou pertencentes à Marinha que receberam melhoramentos.

A página 8 relata a transferência de posse da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (SC), do Ministério da Guerra para o Ministério da Marinha, por conta da necessidade de se organizar, no porto da mesma, uma base naval para operações da esquadra nas costas do Sul.

Na página 19, o relatório atenta para a necessidade de fortificar a Ilha de Fernando de Noronha (PE), agora sob a jurisdição da União e a ponta do Leme (RJ). Na mesma página consta a sugestão de reforçar as fortificações de Ladário (MS) e Tabatinga (AM). A mesma página fala sobre a necessidade de se transferir o Hospital da Marinha, localizado na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, para um local mais conveniente para o tratamento dos enfermos da Armada.

O Forte de Santa Bárbara da Praia da Vila (SC) aparece, na página 85 do relatório, como sede da Capitania do Porto de Santa Catarina, em prédio cedido pelo Ministério da Guerra ao Ministério da Marinha em 1862, e que estaria precisando de reparos. Mais a frente, a página 118 informa sobre o estado de aquartelamento do Corpo de Marinheiros Nacionais na Fortaleza de São Francisco da Ilha de Villegaignon (RJ). A página seguinte menciona o presídio da Ilha das Cobras e a utilização do trabalho de seus sentenciados nas obras iniciadas na construção. A página 122 detalha o estado da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (SC), ocupada pelo Ministério da Marinha em 21 de março de 1907.

Em anexo, na página 144 do arquivo PDF, é mencionado o Forte Novo de Coimbra (MS). Mais a frente, nas páginas 163, 224 e 233 do arquivo PDF, fala-se novamente sobre a Fortaleza de São Francisco da Ilha de Villegaignon (RJ). Ainda em anexo, na página 869 do arquivo PDF, são citadas as fortalezas de Santa Cruz, São João da Barra, e São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ).

  • Printed Document
  • Alexandrino Faria de Alencar
  • Imprensa Nacional
  • 1908
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1908, 904 p. Disponível em: http://bit.ly/33hJK3m e http://bit.ly/2Kxbzfi. Acesso em: 07/08/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 09/08/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Alexandrino Faria de Alencar, em abril de 1908