Relatório do Ministro da Marinha, Alexandrino Faria de Alencar, em maio de 1923

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo almirante Alexandrino Faria de Alencar, Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, em maio de 1923."

O projeto de fortificação da Ilha Grande é mencionado, na página 53, como despesa inútil por conta de sua proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, da qual poderiam sair esquadrilhas de torpedeiros ou qualquer espécie de ataque contra hostilidades de inimigos dentro daquelas águas.

A Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ) é mencionada, na página 81, a respeito da necessidade de grandes reformas nos edifícios do quartel das praças situado nesta fortaleza, que apesar de bem localizada, encontrava-se em deplorável estado de conservação e conforto.

Em anexo, nas páginas 115 e 224 do arquivo PDF, o Forte Novo de Coimbra (MS) é mencionado. As páginas 117 e 204 do arquivo PDF mencionam a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (SC). Esta mesma fortificação é citada entre as páginas 120 e 121 do arquivo PDF, onde aparece relacionada a diversos problemas de estrutura física, funcionamento de embarcações e instalação elétrica pouco satisfatória.

A Capitania de Santa Catarina é mencionada, na página 156 do arquivo PDF, localizada no Forte de Santa Bárbara da Praia da Vila (SC), cujo edifício necessitava de consertos; grande parte das embarcações pertencentes à capitania se encontravam em bom estado de conservação.

  • Printed Document
  • Alexandrino Faria de Alencar
  • Imprensa Naval
  • 1923
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1923, 337 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2434?from=000001&to=000336. Acesso em: 28/08/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 30/08/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Alexandrino Faria de Alencar, em maio de 1923