Guia da exposição permanente do Forte de São Jorge de Oitavos

Guia de Exposição permanente do Forte de São Jorge de Oitavos, em Cascais, Portugal.

Segundo os autores, com esta proposta de programa da exposição do Forte de S. Jorge de Oitavos, pretende-se revalorizar o monumento, através de uma abordagem que o contextualiza no âmbito do sistema defensivo da barra do Tejo, em termos globais, e das fortificações de Cascais, em particular. A exposição organiza-se em dois núcleos, sendo que cada um deles compreende dois subtemas:

Núcleo I - A linha defensiva da barra do Tejo, as fortificações de Cascais e o Forte de S. Jorge:
A defesa marítima entre S. Julião da Barra e o Cabo da Roca.
Memórias do Forte de S. Jorge.

Núcleo II - Artilhamento e guarnição em finais do século XVIII:
Artilhamento.
Guarnição e uniformes.

O Núcleo I, na sua primeira parte, introduz o público no contexto da construção do aparelho defensivo da embocadura oceânica de Lisboa e territórios envolventes, apresentando, numa perspectiva diacrónica (séculos XV – XIX), os períodos ou momentos históricos mais marcantes desse processo no tocante às fortificações da costa de Cascais. A segunda parte foca a história do forte desde a sua fundação, mas a diacronia adopta aí um registo de memória, mais vívido, com a referência a personagens e factos do quotidiano.

No Núcleo II, a abordagem dos temas do artilhamento e da guarnição, recorrendo à única peça autêntica do acervo, às réplicas dos petrechos que eram utilizados no paiol (divisão fundamental na orgânica das fortificações), bem como no serviço das bocas-de-fogo, e dos uniformes, corresponde a um corte sincrónico/bolsa temática cujas balizas temporais se situam «grosso modo» entre os primeiros anos da década de 1760, período das importantes reformas introduzidas no Exército português pelo Marechal Conde de Lippe, entre as quais o primeiro plano de uniformes, oficialmente aprovado em 1764, e a época das invasões francesas, durante a qual é reformulado o dito plano (1806).

  • Guide
  • Maria Cristina Gonçalves
  • Paula Anjos
  • Divisão de Museus Municipais da Câmara Municipal de Cascais
  • 2008
  • Cascais
  • Portuguese
  • 80 p., il., colorido.
  • Download

Contribution

Updated at 16/09/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Jéssica Pedrini).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Guia da exposição permanente do Forte de São Jorge de Oitavos