Relatório do Ministro da Marinha, Afonso Celso de Assis Figueiredo, em maio de 1867

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na primeira sessão da décima terceira legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, Afonso Celso de Assis Figueiredo."

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 18, os ataques ao Forte de Itapiru [Paraguai] no contexto da Guerra do Paraguai (1864-1870). A página seguinte cita também os fortes de Curuzú e Curupaiti [Paraguai], que também sofreram investidas das tropas brasileiras.

A página 27 fala das fortificações de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon e Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem (RJ), cujas enfermarias receberam pacientes tomados por um surto de cólera.

Tratando da instalação de faróis e luzes, o relatório menciona o Forte de Santana do Estreito (SC), na página 36, que teria recebido uma luz fixa. Mais a frente, na página 39, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (SC) aparece em aviso que manda acender novamente sua lanterna de luz fixa. A mesma página fala das fortalezas de Santa Cruz da Barra e da Praia Vermelha (RJ), que também receberam luzes fixas, assim como a Fortaleza da Barra [Forte dos Reis Magos/RN].

A Colônia Militar do Itapúra (SP) é mencionada na página 45, para a qual se estava abrindo estradas, demarcando terrenos, etc.

Em anexo, nas páginas 98 e 99 do arquivo PDF, uma tabela com a relação dos próprios nacionais pertencentes ao Ministério da Marinha menciona as fortalezas de São José da Ilha das Cobras e São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon, além da Bateria de Nossa Senhora da Ilha de Boa Viagem (RJ). A Fortaleza do Morro de São Paulo e o Forte de Santo Antônio da Barra (BA) também são listados, na página 102 do arquivo PDF. Mais a frente, na página 109 do arquivo PDF, fala-se também do Forte dos Reis Magos (RN).

A Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon e a Bateria de Nossa Senhor da Ilha de Boa Viagem (RJ) são novamente citadas, em uma lista de despesas, na página 122 do arquivo PDF.

  • Printed Document
  • Afonso Celso de Assis Figueiredo
  • Typographia Perseverança
  • 1867
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1867, 227 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2378?from=000001&to=000226. Acesso em: 07/10/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 10/10/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Afonso Celso de Assis Figueiredo, em maio de 1867