Relatório do Ministro da Marinha, Afonso Celso de Assis Figueiredo, em maio de 1868

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na segunda sessão da décima terceira legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, Afonso Celso de Assis Figueiredo."

O relatório menciona, na página 9, a Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ), que aquartelava uma parte da Companhia de Imperiais Marinheiros.

Na página 14, o relatório cita a Fortaleza de Humaitá (Paraguai), a qual as tropas brasileiras desejavam tomar posse durante os conflitos armados da Guerra do Paraguai [1864-1870]. O documento ressalta que os bombardeios à Curupaiti (Paraguai) teriam servido de exemplo às forças combatentes, com uma estratégia de invasão que poupasse vidas e armamentos. A página 15 continua a discussão sobre a tomada de Humaitá, caracterizada como uma fortaleza imponente e bem equipada. Ainda no contexto de combate às tropas paraguaias, a página 18, fala sobre a Fortaleza do Timbó (Argentina), construída pelos paraguaios durante a guerra, e de acordo com a página 20, bombardeada a mando de Barão da Passagem [Delfim Carlos de Carvalho, militar brasileiro]. Curupaiti e Humaitá são citadas novamente, em anexo, na página 238 do arquivo PDF.

Em anexo, na página 47 do arquivo PDF, consta um mapa de recrutas, voluntários e engajados no corpo de marinheiros da Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ).

As páginas 113 e 114 do arquivo PDF citam as fortificações de São José da Ilha das Cobras, São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon e Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem (RJ), assim como algumas de suas construções adjacentes, listadas como próprios nacionais pertencentes ao Ministério da Marinha. Mais a frente, na página 117 do arquivo PDF, são listados também a Fortaleza do Morro de São Paulo e o Forte de Santo Antônio da Barra (BA).

As fortificações da Ilha das Cobras, de Villegaignon e de Boa Viagem são novamente mencionadas em uma lista de despesas do ano de 1867, que consta na página 159 do arquivo PDF - as duas últimas aparecem também na página 186 do arquivo PDF.

A página 264 do arquivo PDF cita brevemente o Forte da Madre de Deus e São Pedro (PE).

  • Printed Document
  • Afonso Celso de Assis Figueiredo
  • Typographia do Diário do Rio de Janeiro
  • 1868
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1868, 313 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2379?from=000001&to=000312. Acesso em: 08/10/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 10/10/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Afonso Celso de Assis Figueiredo, em maio de 1868