Relatório do Ministro da Marinha, Joaquim Delfino Ribeiro da Luz, em maio de 1875

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa, na quarta sessão da décima quinta legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, Joaquim Delfino Ribeiro da Luz."

A respeito das fortificações, o relatório menciona, na página 19, a Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ), que estaria recebendo os alunos da Escola Prática de Artilharia.

Mais a frente, a página 25 cita as fortificações de Santa Cruz da Barra, Tamandaré da Laje e Villegaignon (RJ); esta última é novamente referida na página 26, que afirma estar-se nela construindo residências para o comandante e os oficiais da Marinha.

O Forte de Santo Antônio da Barra (MA) é mencionado, na página 36, em relação a uma proposta de construção de novos faróis na província do Maranhão. A mesma página cita o Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo (BA), que receberia um farolete produzido na Europa. A página seguinte fala do assentamento de um farolete na Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (PR).

Em anexo, na página 68 do arquivo PDF, a respeito das obras executadas e em execução pelas Oficinas da Diretoria das Obras Civis e Militares do Arsenal da Marinha da Corte, são mencionadas as fortificações de São Francisco Xavier da Ilha da Villegaignon, Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem e São José da Ilha das Cobras.

A página 119 do arquivo PDF menciona o Forte do Castelo [Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém/PA]. Mais a frente, na página 138 do arquivo PDF, é citada a Fortaleza da Barra [Fortaleza de Nossa Senhora das Mercês da Barra de Belém/PA]. Os fortes de São Marcos e Santo Antônio da Barra (MA) são mencionados, na página 143 do arquivo PDF, a respeito do funcionamento de faroletes.

Uma lista de próprios nacionais a serviço do Ministério da Marinha, na página 182 do arquivo PDF, menciona a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras e construções adjacentes. As fortificações de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon e Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem são incluídas na listagem, na página 187 do arquivo PDF. Mais a frente, na página 196 do arquivo PDF, lista-se também as fortificações de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, Morro de São Paulo e Santo Antônio da Barra (BA). O fortes de São Francisco Xavier de Piratininga (ES) e Reis Magos (RN) também aparecem na listagem, na página 206 do arquivo PDF.

  • Printed Document
  • Joaquim Delfino Ribeiro da Luz
  • Typographia Nacional
  • 1875
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1875, 207 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2387?from=000001&to=000206. Acesso em: 14/10/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 15/10/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Joaquim Delfino Ribeiro da Luz, em maio de 1875