Relatório do Ministro da Marinha, Luiz Filippe de Souza Leão, em 1885

"Relatório apresentado a Assembleia Geral Legislativa, na primeira sessão da décima nona legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, Luiz Filippe de Souza Leão."

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 28, a Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ), que não se mostrava suficiente para aquartelar uma grande quantidade de praças, o que fazia no momento com o Corpo de Imperiais Marinheiros. A fortaleza é novamente mencionada, na página 41, por conta das obras recebidas em sua casa de luz elétrica.

Mais a frente, na página 47, fala-se da Fortaleza de [São José do] Macapá (AP), que recebera obras militares, e da Colônia de São João de Araguaya (PA). A página 53 cita o Forte de Santa Maria (BA), que teria seu farol substituído.

Em anexo, na página 179 do arquivo PDF, uma lista de propriedades nacionais administradas pelo Ministério da Marinha menciona o "Forte da Boa Viagem" [Bateria de Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem/RJ]. A Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon é incluída na página 180 do arquivo PDF, enquanto a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras (RJ) aparece na lista na página 183 do arquivo PDF. A página 185 do arquivo PDF menciona também o "Forte do Mar" [Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo/BA], os faróis da Fortaleza do Morro de São Paulo e do Forte de Santo Antônio da Barra (BA), ambos desarmados, e o farol do Forte de Santa Maria (BA). Na página 188 do arquivo PDF inclui-se um farolete na "Fortaleza" da Província do Paraná [Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá/PR?]. A página seguinte menciona edifícios em uma fortaleza no "Pontal da Barra", na Província do Rio Grande do Sul [Forte de Nossa Senhora da Conceição de Rio Grande/RS]. A mesma página menciona também o Forte de Santa Bárbara da Praia da Vila (SC), e em seguida, na página 190 do arquivo PDF, menciona o farol de Anhatomirim [Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim/SC]. Por fim, a lista inclui, na página 195 do arquivo PDF, os fortes de São Francisco Xavier de Piratininga (ES) e Reis Magos (RN).

  • Printed Document
  • Luiz Filippe de Souza Leão
  • Imprensa Nacional
  • 1885
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1885, 196 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2397?from=000001&to=000195. Acesso em: 22/10/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Luiz Filippe de Souza Leão, em 1885