Relatório do Ministro da Marinha, Elisiário José Barbosa, em abril de 1895

"Relatório apresentado ao Sr. Presidente da República, Dr. Prudente José de Moraes Barros, pelo almirante Elisiário José Barbosa, Ministro da Marinha, em abril de 1895."

A respeito de fortificações, a página 7 menciona as fortalezas de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon e de São José da Ilha das Cobras (RJ), pois careciam de artilharia e armamento de mão. As duas ilhas teriam retornado à administração do Ministério da Marinha em 1895. Na mesma página são citadas as fortalezas de São João e Santa Cruz da Barra (RJ), que contavam com o auxílio das ilhas para proteger a barra da Capital Federal.

A página 52 informa ajustes no farol do Forte do Picão [Forte de São Francisco da Barra/PE]. Mais a frente, a página 62 informa a necessidade de reparos nas fortalezas de Villegaignon e Ilha das Cobras.

Em anexo, na página 73 do arquivo PDF, consta uma pequena menção ao Forte de São João Batista do Brum (PE). Nas páginas 91 e 92 do arquivo PDF, um decreto determinava a transferência das fortalezas de Villegaignon e Ilha das Cobras do Ministério da Guerra para o Ministério da Marinha. As páginas 92 e 93 do arquivo PDF discutem a decisão, e esta última afirma não serem as ilhas os pontos mais importantes para a defesa da barra do Rio de Janeiro; os principais pontos seriam as fortificações de Tamandaré da Laje, Santa Cruz e São João da Barra, Ponta de Copacabana e Dom Pedro II do Imbuhy, São Domingos de Gragoatá, Morro da Viúva, Nossa Senhora da Conceição, Morro de São Bento, São Sebastião do Castelo (RJ), de acordo com as páginas 93 e 94 do arquivo PDF.

Na página 94 do arquivo PDF, a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras aparece como construção em más condições de salubridade, imprópria para estabelecimento de oficinas e pouco proveitosa para a Marinha de Guerra - mas prestativa ao Arsenal da Marinha. Informa-se também a mudança do 6º batalhão de artilharia para a Fortaleza de São João da Barra.

As páginas 123, 126 e 128 do arquivo PDF mencionam novamente a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, em mapa que lista os próprios nacionais pertencentes ao Ministério da Marinha. A Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon é citada nas páginas 136 e 137 do arquivo PDF. O Forte da Boa Viagem [Bateria de Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem/RJ] é incluído à lista na página 138 do arquivo PDF. Mais a frente, na página 144 do arquivo PDF, os faróis e faroletes das fortificações do Morro de São Paulo, Santo Antônio da Barra, Santa Maria e Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo (BA). A mesma página cita os fortes de São João e São Francisco Xavier de Piratininga (ES). A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (PR) é citada na página 158 do arquivo PDF. A página seguinte inclui à lista o Forte de Santa Bárbara da Praia da Vila, e a página 160 do arquivo PDF incorpora também a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (SC). A página 161 do arquivo PDF, por fim, menciona o Forte dos Reis Magos (RN), enquanto a página 164 do arquivo PDF inclui dois fortins em Itaqui (RS).

  • Printed Document
  • Elisiário José Barbosa
  • Imprensa Nacional
  • 1895
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1895, 164 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2407?from=000001&to=000163. Acesso em: 05/11/2019.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Elisiário José Barbosa, em abril de 1895