Relatório do Ministro da Marinha, Julio César de Noronha, em abril de 1903

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, pelo contra-almirante Julio César de Noronha, Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, em abril de 1903."

Sobre fortificações, o relatório menciona, na página 32, a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras (RJ), anteriormente guarnecida pelo Corpo de Infantaria da Marinha e agora desarmada. A página 35 menciona a Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ), que aquartelava o Corpo de Marinheiros Nacionais e recebera quatro canhões de grosso calibre para completar sua defesa.

Mais a frente, a página 94 cita o Forte Augusto (SP), próprio nacional administrado pelo Ministério da Marinha e guarnecido por alguns poucos praças do Exército. O Forte de Santa Bárbara da Praia da Vila (SC) é mencionado, na página 97, como sede da Capitania dos Portos de Santa Catarina. A capitania possuía uma baleeira salva-vidas razoavelmente conservada e três escaleres "imprestáveis", um deles cedido à Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (SC).

Em anexo, na página 161 do arquivo PDF, é novamente citada a Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon, em trecho sobre seu Corpo de Maquinistas Navais. A fortaleza aparece também na página 175 do arquivo PDF, por aquartelar o Corpo de Marinheiros Nacionais em seu arruinado alojamento. Fala-se brevemente, na página 269 do arquivo PDF, sobre o sistema de suprimento de água em Villegaignon.

A página 373 do arquivo PDF informa a substituição da iluminação à gás pela luz elétrica no farol da Fortaleza de Santa Cruz da Barra (RJ). Mais a frente, a página 485 do arquivo PDF lista um balizamento de boias que toma as fortificações de Fortaleza [de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá/PR] e São José da Ilha das Cobras. Por fim, fala-se sobre obras no Forte Dom Pedro II do Imbuhy (RJ), na página 747 do arquivo PDF.

  • Printed Document
  • Julio César de Noronha
  • Imprensa Nacional
  • 1903
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1903, 854 p. Disponível em: http://bit.ly/2CSInfp e http://bit.ly/2XztZm1. Acesso em: 19/11/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Julio César de Noronha, em abril de 1903