Fala do Presidente da Província da Bahia, João Maurício Wanderley, em março de 1853

"Fala que recitou o Excelentíssimo Presidente da Província da Bahia, Dr. João Maurício Wanderley, na abertura da Assembleia Legislativa da mesma província, no 1º de março de 1853."

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 37, o Forte de Santo Alberto (Lagartixa/BA), mencionado em trecho sobre obras públicas. Em continuidade, a página 38 cita o Forte de São Paulo da Gamboa (BA), cujo terreno havia recebido obras de revestimento da montanha lá situada, com a construção de uma muralha.

O fortes de São Joaquim de Jequitaia, São Pedro e Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho] (BA) são mencionados, na página 39, por conta de obras militares neles realizadas, como o aquartelamento e a administração de Jequitaia pela Companhia de Artífices, reparos no quartel de São Pedro e na casa do comandante de Barbalho. A página 40 inclui à lista o Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo [Fortaleza do Mar] e a Fortaleza do Morro de São Paulo (BA), nas quais se necessitava urgentemente aplicar reparos. O documento ainda sugere, na mesma página, a retirada do Depósito de Pólvora do Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, pelos riscos que oferecia à construção.

As páginas 42 e 43 descrevem as obras realizadas no campo do Forte de São Pedro, enquanto a página 46 menciona a mesma fortificação, agora tratando das obras em sua estrada. A página 48 trata da muralha do Forte de Santo Antônio Além do Carmo (BA), que se encontrava em estado de ruínas e tomada pela vegetação local, e das melhorias necessárias para impedir sua destruição. O Forte de São Joaquim de Jequitaia é brevemente mencionado na página 49.

  • Printed Document
  • João Maurício Wanderley (Barão de Cotegipe)
  • 1853
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1853, 114 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3001?from=000001&to=000113. Acesso em: 03/12/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Fala do Presidente da Província da Bahia, João Maurício Wanderley, em março de 1853