Fala do Presidente da Província da Bahia, João Maurício Wanderley, em março de 1855

"Fala recitada na abertura da Assembleia Legislativa da Bahia, pelo Presidente da Província, o doutor João Maurício Wanderley, no 1º de março de 1855."

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 46, as obras concluídas no Forte de São Joaquim de Jequitaia (BA); nas página 47 e 48, o andamento das obras nos fortes de São Paulo da Gamboa, São Pedro, Santo Alberto (Lagartixa), e do Mar (Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo) (BA); na 49, obras ainda por começar, no farol do Forte do Mar (Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo).

Em anexo, na página 84 do arquivo PDF, constam informações sobre os consertos na casa de correção localizada no Forte de Santo Antônio Além do Carmo (BA). A página 85 do arquivo PDF cita o pedido de instalação de um farol de luz fixa do Forte do Mar (Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo). Mais a frente, nas páginas 87 e 88 do arquivo PDF, se fala dos reparos no Forte de São Joaquim de Jequitaia, incluindo a construção de um parapeito geral para substituir os merlões arruinados da fortificação, garantindo espaço ao seu terrapleno, e das obras ainda necessárias para seu aprimoramento.

A página 102 do arquivo PDF fala sobre as obras militares realizadas na Província da Bahia, mencionando novamente os concertos nos fortes de São Pedro, Santo Alberto, São Paulo da Gamboa e Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo. A Fortaleza do Morro de São Paulo (BA) é caracterizada como beirando o estado de completa ruína, e por isso exigia maior investimento em reformas; a mesma página menciona novamente a Fortaleza do Mar (Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo). As obras na estrada do Forte de São Pedro são citadas nas páginas 106 e 107 do arquivo PDF.

A página 137 do arquivo PDF menciona o Forte de Itapagipe (Forte de São Bartolomeu da Passagem/BA), no qual desejava-se assentar um aparelho para a fabricação de açúcar.

  • Printed Document
  • João Maurício Wanderley (Barão de Cotegipe)
  • Typographia de A. Olavo da França Guerra e Comp.
  • 1855
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1855, 191 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3003?from=000001&to=000190. Acesso em: 06/12/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Fala do Presidente da Província da Bahia, João Maurício Wanderley, em março de 1855