Relatório do Presidente da Província da Bahia, Antonio Coelho de Sá e Albuquerque, em dezembro de 1863

"Relatório com que o Excelentíssimo Senhor Conselheiro Antonio Coelho de Sá e Albuquerque, Presidente da Província, passou interinamente a administração da mesma ao Excelentíssimo Senhor Conselheiro Manuel Maria do Amaral, Vice-Presidente, em 15 de dezembro de 1863."

Redigido no final de 1863 e publicado em 1864, o relatório menciona, na página 16, a transferência do Laboratório Pirotécnico do Forte de Santo Alberto [Lagartixa/BA] para um lugar denominado Retiro, no qual se havia efetuado consertos para receber o laboratório.

O Forte de São Pedro (BA) é mencionado, na página 44, pois ao redor dele se planejava plantar um horto botânico.

As páginas 49, 50 e 51 citam reformas nas fortificações do litoral da capital da Província da Bahia: Santana, Santo Antônio da Barra, Santa Maria, São Diogo, São Paulo da Gamboa, Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, Santo Alberto, São Joaquim de Jequitaia, Nossa Senhora de Monte Serrat e São Bartolomeu da Passagem (BA).

A página 51 menciona reformas nas fortificações no interior da capital, sendo elas São Pedro, Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho], e Santo Antônio Além do Carmo. A mesma página lista também as fortificações reformadas fora da capital, como a do Morro de São Paulo e a de São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica (BA).

Os quartéis da capital são mencionados na página 52, por também terem recebido obras militares: o Quartel General, o Quartel da Palma e o Quartel da Cavalaria (BA). A página seguinte fala sobre o depósito provisório da pólvora, localizado no Matatu (BA), pois ainda não se havia decidido fixar o mesmo na Ilha do Medo (BA).

A Fortaleza do Morro de São Paulo (BA) é novamente citada na página 65, por ocasião da transferência de africanos livres das obras do campo da pólvora e ladeira da matriz da Freguesia de Santana para os trabalhos na fortaleza em questão.

  • Printed Document
  • Antonio Coelho de Sá e Albuquerque
  • Typographia Poggetti de Tourinho, Dias e Cia.
  • 1864
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1864, 113 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3080?from=000001&to=000112. Acesso em: 27/12/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Presidente da Província da Bahia, Antonio Coelho de Sá e Albuquerque, em dezembro de 1863