Relatório do Presidente da Província da Bahia, Venancio José de Oliveira Lisboa, em março de 1875

"Relatório com que o excelentíssimo senhor Dr. Venancio José de Oliveira Lisboa abriu a 2ª sessão da 20ª legislatura da Assembleia Legislativa Provincial da Bahia, no dia 1 de março de 1875."

No que concerne à fortificações, o relatório menciona, na página 9, as cadeias da província da Bahia, entre elas a Casa de Correção estabelecida no Forte de Santo Antônio Além do Carmo (BA), estando ela limpa e segura, mas não podendo oferecer a acomodação necessária a todos os presos para lá enviados. A página 281 do arquivo PDF volta a mencionar esta Casa [Cadeia] de Correção e chamar atenção para a insuficiência de acomodações aos presos, que por conta do espaço limitado não eram separados por qualquer tipo de categoria. A página 282 concede maiores informações sobre a administração da cadeia e dos presos que por lá passaram.

A página 72 trata brevemente do tema das fortalezas na província, e o relatório informa apenas a colocação de um canhão de modelo Armstrong de grosso calibre no Forte de São Paulo da Gamboa (BA). A mesma página lista as obras militares realizadas ou em andamento na província, como os consertos no Quartel da Cavalaria, no Quartel da Palma, no Quartel General e no quartel do Forte de São Pedro, no Depósito da Pólvora do Matatú, e as obras no Forte de São Diogo e no Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat (BA), este último citado na página 73.

A página 73 também menciona os edifícios pertencentes ao Ministério da Guerra, entre eles os fortes de Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho], Santo Antônio Além do Carmo, São Joaquim de Jequitaia, Santo Antônio da Barra, Santo Alberto [Lagartixa], Santa Maria, São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica, a Fortaleza do Morro de São Paulo e o quartel de Santo Antônio da Mouraria (BA).

Em anexo, na página 240 do arquivo PDF, fala-se nas obras do cais próximo ao Forte de São Paulo da Gamboa, já concluídas e novamente mencionadas nas páginas 262 e 264 do arquivo PDF. Mais a frente, a página 242 do arquivo PDF menciona a restauração na rua do Forte de São Pedro, em andamento e novamente mencionada nas páginas 262 e 264 do arquivo PDF. O Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo (BA) é citado, na página 254 do arquivo PDF, por conta dos reparos em seu farolete, o qual decidiu-se substituir após exame do engenheiro Manuel Joaquim de Souza Brito.

  • Printed Document
  • Venancio José de Oliveira Lisboa
  • Typographia do Jornal da Bahia
  • 1875
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1875, 300 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3024?from=000001&to=000096. Acesso em: 27/01/2020.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Presidente da Província da Bahia, Venancio José de Oliveira Lisboa, em março de 1875