Relatório do Presidente da Província, João Lustoza da Cunha Paranaguá, em janeiro de 1882

"Relatório com que o Exm. Sr. Conselheiro de Estado, João Lustosa da Cunha Paranaguá, passou no dia 5 de janeiro de 1882 a administração da Província ao 2º vice-presidente e Exm. Sr. Dr. João dos Reis de Souza Dantas."

A respeito de fortificações o relatório menciona, na página 70, as obras de construção do passeio leste da Rua do Forte de São Pedro (BA). A mesma construção é citada mais a frente, na página 73, com maiores detalhes sobre as obras realizadas e a verba nelas despendida. O Forte de São Pedro volta a ser mencionado em anexo, na página 404 do arquivo PDF.

A página 114, ao falar sobre próprios militares na Província da Bahia, informa o número de 15 fortificações lá existentes, estando "uma apenas começada, duas em ruínas e as outras precisadas de conserto nas respectivas muralhas, porquanto em quase todas elas só se tem reparado os respectivos quartéis". A mesma página informa a existência de três quartéis na capital: o Quartel da Palma, o Quartel da Cavalaria e o Quartel de Santo Antônio da Mouraria (BA).

Dentre as obras militares mencionadas nas páginas 116, 117 e 118, estão listados os trabalhos feitos e ainda por fazer nos quartéis do Forte de São Pedro, da Palma e da Cavalaria; nas fortificações de Santa Maria, Morro de São Paulo e São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica; e no Depósito da Pólvora do Matatú (BA).

Em anexo, a página 417 do arquivo PDF, o relatório menciona as cadeias da província, entre elas a instalada no antigo Forte de Santo Antônio Além do Carmo (BA).

  • Printed Document
  • João Lustoza da Cunha Paranaguá
  • Typographia do Diario da Bahia
  • 1882
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1882, 813 p. Disponível em: http://bit.ly/31rXoAw e http://bit.ly/2GWO6mx. Acesso em: 05/02/2020.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Presidente da Província, João Lustoza da Cunha Paranaguá, em janeiro de 1882