Fala do Presidente da Província da Bahia, Pedro Luiz Pereira de Souza, em abril de 1884

"Fala com que o Exm. Sr. Conselheiro Pedro Luiz Pereira de Souza abriu a 1ª sessão da 23ª legislatura da Assembleia Provincial da Bahia, em 9 de abril de 1884."

A respeito de fortificações o relatório menciona, na página 68, a inspeção dos estabelecimentos iluminados a gás na província: o Quartel da Polícia, a Casa de Prisão com Trabalho, o quartel do Forte de São Pedro, o Quartel da Palma, o quartel do Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat, o Quartel da Cavalaria (BA).

A página 97 do documento cita o Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo (BA), que havia aquartelado a extinta Companhia de Aprendizes Marinheiros e sido comandada pelo Comandante das Armas. O mesmo forte é citado na página 98, pois havia recebido o Depósito de Disciplina em novembro de 1883, sendo este dissolvido em janeiro de 1884. A remoção da Companhia de Aprendizes Marinheiros do Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo é mencionada na página 99, determinada pelo Ministério da Marinha, que a transferiu para o Arsenal da Marinha.

O Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho/BA] é mencionado, na página 99, por conta dos enfermos para lá transferidos a mando do Ministério da Guerra, uma vez que a Enfermaria Militar passava por reformas. A mesma página informa o falecimento do capitão reformado Alexandre Pedro de Alcantara, comandante do Forte de São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica (BA), e a substituição do cargo pelo tenente honorário do Exército, Francisco Estanislao da Costa.

  • Printed Document
  • Pedro Luiz Pereira de Souza
  • Typographia do Diario da Bahia
  • 1884
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1884, 126 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3037?from=000001&to=000126. Acesso em: 06/02/2020.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Fala do Presidente da Província da Bahia, Pedro Luiz Pereira de Souza, em abril de 1884