Fala do Presidente da Província da Bahia, Esperidião Eloy de Barros Pimentel, em maio de 1885

"Fala com que o Ilm. e Exm. Sr. Des. Esperidião Eloy de Barros Pimentel abriu a 2ª sessão da 25ª legislatura da Assembleia Provincial da Bahia, em 1º de maio de 1885."

A respeito de fortificações o relatório menciona, na página 94, o Quartel de Polícia, a Casa de Prisão com Trabalho, a Casa de Correção, o Quartel General, os quartéis da Palma, do Forte de São Pedro e da Cavalaria, e o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat (BA), todos iluminados a gás.

O Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho/BA] é citado, na página 126, pois durante os consertos na Enfermaria Militar havia recebido os enfermos nela instalados, e que com o fim da reforma estavam sendo novamente acomodados na dita enfermaria. A mesma página cita o Forte de São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica (BA), na qual se instalou a Enfermaria de Beribéricos [praças acometidos pela epidemia de béri-beri] a mando do Ministério da Guerra.

A página 127 informa as obras militares realizadas na província, sob comando do coronel de engenheiros Dr. Francisco Pereira de Aguiar: os reparos no Forte de São Paulo da Gamboa, no Forte de São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica, nos quartéis do Comando de Armas e da Cavalaria, e na Enfermaria Militar. Estavam em andamento as obras nos fortes de Santa Maria e Santo Alberto [Lagartixa]. Por fim, o quartel do Forte de São Pedro, o Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo e o Quartel da Palma possuíam obras programadas para aquele ano financeiro (BA).

  • Printed Document
  • Esperidião Eloy de Barros Pimentel
  • Typographia do Diario da Bahia
  • 1885
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1885, 288 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3038?from=000001&to=000287. Acesso em: 28/02/2020.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Fala do Presidente da Província da Bahia, Esperidião Eloy de Barros Pimentel, em maio de 1885