Fala do Conselheiro da Província da Bahia, Theodoro Machado Freire Pereira da Silva, em abril de 1886

“Fala com que o Exm. Sr. Conselheiro Theodoro Machado Freire Pereira da Silva abriu a 1ª sessão da 26ª legislatura da Assembleia Legislativa Provincial, no dia 3 de abril de 1886.”

A respeito de fortificações o relatório menciona, na página 8, o Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo (Barbalho/BA), no qual se havia estabelecido uma enfermaria para recolhimento e tratamento de enfermos acometidos pela epidemia da varíola. As páginas 10 e 11 mencionam a epidemia de cólera, para a qual as providências tomadas foram o fechamento dos portos provinciais e a ordem de quarentena para navios suspeitos, sendo o Forte de São Paulo da Gamboa (BA) uma referência no auxílio da fiscalização de navios.

Mais a frente, a página 65 lista as obras militares realizadas nas fortificações da província, sob comando do coronel graduado do Corpo de Engenheiros, Dr. Francisco Pereira Aguiar: consertos nos fortes de Santo Alberto (Lagartixa), São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica, Santa Maria, Nossa Senhora do Monte do Carmo, no quartel do Forte de São Pedro, no Quartel da Palma, na Enfermaria Militar das Pitangueiras e no Depósito de Pólvora do Matatú (BA).

Em anexo, na página 87 do arquivo PDF, o Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo volta a ser mencionado como local escolhido para tratar a epidemia de varíola quando o Hospital de Caridade da província já não possuía lugares disponíveis para receber os enfermos.

  • Printed Document
  • Theodoro Machado Freire Pereira da Silva
  • Typographia da Gazeta da Bahia
  • 1886
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1886, 186 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3039?from=000001&to=000185. Acesso em: 02/03/2020.
  • Download

Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Fala do Conselheiro da Província da Bahia, Theodoro Machado Freire Pereira da Silva, em abril de 1886