Banco de dados mundial sobre fortificações


O Website Fortificações no Mundo (www.fortalezas.org) é uma realização do Projeto Fortalezas Multimídia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil. Foi idealizado pelo arquiteto da UFSC, Roberto Tonera, coordenador do Projeto, e começou a ser desenvolvido em 2001. Neste período, o Projeto recebeu a colaboração de várias pessoas e entidades que estão nomeadas na Ficha Técnica do Website.

O Website fortalezas.org disponibiliza de forma gratuita na Internet um banco de dados temático multilingüe sobre fortificações históricas em todo o mundo (construções existentes, simples ruínas ou mesmo já desaparecidas), com possibilidade de consulta, pesquisa e alimentação de conteúdos de forma on line, ou seja, diretamente na Internet. Essa alimentação da base de dados, em forma de textos e mídias (fotografias, iconografias antigas, mapas, vídeos, projetos em CAD, entre outros), pode ser realizada em forma de contribuição livre, colaborativa, por qualquer instituição ou pessoa interessada no tema, nos idiomas português, espanhol e inglês, a partir de qualquer lugar que disponha de um simples acesso à Internet.

Além dos dados sobre as fortificações propriamente ditas, também podem ser consultadas e alimentadas informações sobre bibliografias, personagens históricos, links (websites) e textos temáticos (Forum), relacionados a fortificações, permitindo uma abordagem verdadeiramente abrangente do tema.

A inserção de qualquer registro - seja ele uma nova fortificação, bibliografia, personagem, link (website) ou texto do Forum - pode ser realizada por qualquer pessoa que se cadastre gratuitamente no Website como um usuário contribuinte (Ver Política de Utilização do Website). Desta forma, este usuário se torna o tutor do registro inserido, sendo a única pessoa a poder editá-lo. Este tutor, no entanto, pode receber colaborações (imagens, textos, etc) de outros usuários contribuintes, permitindo a ampliação, aperfeiçoamento ou mesmo correção dos conteúdos por ele cadastrados. Essa contribuição ficará sujeita à aprovação do tutor do registro, garantindo a integridade e confiabilidade das informações disponíveis no Website.

O Website fortalezas.org não se configura como um repositório de formulários eletrônicos em forma de verbetes de visualização passiva. Ele na verdade funciona como um banco de dados relacional, onde dezenas de campos com informações parametrizadas permitem estabelecer estudos comparativos entre as fortificações, por intermédio de pesquisas combinadas por tipologia, nome, localização geográfica, data de construção, projetista, nacionalidade original, uso, proteção legal, estado de conservação, técnicas construtivas ou ainda por qualquer palavra contida nos textos descritivos dessas construções, entre outros quesitos de pesquisa disponíveis.

O banco de dados e todas as ferramentas de consulta e inclusão de dados funcionam integralmente no ambiente da Internet, não havendo necessidade de instalação de qualquer programa adicional no computador do usuário. Isto permite que o Website fortalezas.org funcione sem custos operacionais para o usuário, servindo de forma dinâmica e interativa como fonte compartilhada de pesquisa para especialistas, professores, estudantes e público em geral, que podem utilizá-lo a partir de um cyber café, do computador da sua escola, da sua instituição, ou mesmo da sua moradia.

Além de contribuir para socializar o acesso à informação, que é por si só tarefa das mais imprescindíveis, o Website fortalezas.org busca democratizar a construção do conhecimento, por intermédio da formação de uma comunidade virtual e internacional focada no estudo, divulgação e valorização das fortificações. Cumpre assim várias finalidades combinadas e simultâneas: instrumento de gestão, de educação patrimonial e fonte de estudos e de investigações científicas. Funciona ainda como ferramenta de documentação, promoção, conservação e difusão desses monumentos. Configura-se, portanto, em um mecanismo de ampla e efetiva ação em prol da preservação das fortificações e da sua memória.

O processo de ampliação permanente da base de dados do Website fortalezas.org ocorre por intermédio da participação internacional de diversos colaboradores, nos idiomas de preferência, a partir de fontes disponíveis em arquivos públicos, instituições de preservação, institutos históricos, universidades, escolas, bibliotecas ou mesmo acervos pessoais, permitindo uma efetiva representatividade do universo das fortificações existentes em todo o mundo, num trabalho de grande potencial cooperativo entre pesquisadores, instituições e público interessado no tema.

Esses objetivos serão mais facilmente alcançados com a ampliação dos intercâmbios com outros pesquisadores e instituições do Brasil e de outros países interessados na preservação de suas fortificações. Por isso, precisamos da sua colaboração e da sua participação. Faça contato conosco.

Roberto tonera
Arquiteto, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) e Coordenador do Projeto Fortalezas Multimídia.
E-mail: roberto.tonera@ufsc.br
Telefones: (55 48) 3721 5118 e 99636324

Veja ainda:

Política de Utilização do Website fortalezas.org

Ficha técnica de desenvolvimento do Website fortalezas.org
 

 



Atualizado : 01/04/14 23:54
Imprimir o conteúdo
Fortalezas.org >