Centenário do Forte Marechal Luz - O Sistema Defensivo de Santa Catarina

São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brazil, South America.

Between 10/15/2015 and 10/16/2015

Place: Museu Histórico e Cine-Teatro de São Francisco do Sul

Time: 15/10/2015 (10:00 h às 20:00 h) 16/10/2015 (13:00 h às 18:00 h)

Informations:

Nos dias 11, 15 e 16 de outubro uma programação especial marca o Centenário do Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Cruzeiro marítimo, palestras, abertura da exposição itinerante sobre o sistema defensivo de Santa Catarina, lançamento do livro "As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786" e visita ao Forte Marechal Luz fazem parte da programação do evento organizado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, pelo Projeto Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Comando do Forte Marechal Luz. O evento é gratuito e aberto à comunidade.



Um cruzeiro para velejadores, saindo de Paranaguá, no Paraná, em direção a São Francisco do Sul, abrirá o evento, no dia 11, domingo. Mais informações sobre o trajeto podem ser acessadas no site da Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro (www.abvc.com.br). Programação completa no link: www.fortalezas.ufsc.br/files/2015/10/programacao_schico.pdf.



Sobre o Forte Marechal Luz:

O Forte Marechal Luz está localizado na ponta e morro de João Dias (Morro do Forte), na barra norte da Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, no litoral norte do Estado de Santa Catarina. Segundo alguns autores, o Forte foi erguido sobre o local da antiga Bateria de São Francisco, construído no século XVIII pelos portugueses. O Forte Marechal Luz foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 1915, embora a ideia de sua construção já existisse desde 1822, incitada pela Câmara Municipal de São Francisco do Sul. A Instituição pedia a criação de uma "Companhia de Artilharia", para fortificar os morros de João Dias, Sumidouro, Ponta da Cruz, Hospício e demais pontos "ameaçados pelos castelhanos". Entretanto, somente em 1909 as terras necessárias foram adquiridas pelo Governo Federal, iniciando-se nesse ano a sua construção.

Mais informações sobre o forte no link: www.fortalezas.org/index.php?ct=fortaleza&id_fortaleza=22



 



Know more

Outras informações:
Museu Histórico de São Francisco do Sul
Email: museuhistorico@saofranciscodosul.sc.gov.br
Telefone: (47) 3444-5443
http://www.fortalezas.ufsc.br/2015/10/05/programacao-especial-marca-centenario-do-forte-marechal-luz

Contribution

Updated at 09/10/2015 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Lauro).

 


Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Search for agenda programs