Fortificaciones de Lomas Valentinas

Villeta, Central - Paraguay

Búsqueda de Imágenes de fortificación

Fecha 1 Fecha 2

Medias (5)

Imágenes (5)

As "Fortificações de Lomas Valentinas" localizavam-se na margem direita do arroio Piquissiri, afluente do rio Paraguai, em território do Paraguai.

História

No contexto da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), o corte das comunicações com a Fortaleza de Humaitá levou ao seu subsequente abandono pelas forças paraguaias, que retiraram, abandonando-a (julho de 1868).

Francisco Solano López estabeleceu então um novo quartel-general em Lomas Valentinas, fortificando essa posição entre os meses de setembro e dezembro. Entre as estruturas defensivas destacavam-se a linha de trincheiras aberta próximo ao arroio Piquissiri, com cerca de nove quilómetros de extensão, o Baluarte de Itá-Ibaté, sobre uma colina, em posição dominante, e a Bateria de Angostura. López concentrou aqui a maior parte de suas forças, um efetivo de cerca de 7000 homens, deixando em Angostura 700 homens e na trincheira de Piquissiri 1500, na sua maioria muito jovens ou inválidos.

As forças aliadas, a caminho da capital paraguaia, Assunção (campanha da "Dezembrada") desfecharam um primeiro ataque, pelo Exército Imperial Brasileiro, a 17 de dezembro. No dia seguinte, Caxias foi informado de que a defesa Paraguaia estava incompleta em dois pontos, duas passagens estreitas diante da canada que dividia ambas as colinas. Nelas lançou um ataque geral no dia 21, porém foi rechaçado com elevadas perdas para ambos os lados. No dia 27, já incorporando ao exército aliado tropas Argentinas e Uruguaias, Caxias lançou um segundo ataque, que combinava avanços frontais com flanqueamentos a partir de leste e de oeste, que vieram a derrotar por completo as posições paraguaias.

As forças aliadas arrasaram estas posições até aos seus alicerces.

  • Fortificaciones de Lomas Valentinas


  • Conjunto de fortificaciones





  • Paraguay


  • Desaparecida






  • Desaparecida

  • ,00 m2

  • Continente : Sudamérica
    País : Paraguay
    Estado/Província: Central
    Ciudad: Villeta



  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''










Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Fortificación > Fortificaciones de Lomas Valentinas