Forte da Ponta das Almas

Florianópolis, Santa Catarina - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O Forte da Ponta das Almas, já desaparecido, localizava-se na ponta desse mesmo nome, hoje conhecida como Ponta do Saco dos Limões, no Bairro José Mendes, ao sul do centro da atual cidade de Florianópolis, no litoral do estado de Santa Catarina.

Constituía-se em fortificação passageira ou de campanha. É citada como existente em 1841, embora em precárias condições, pelo major do Corpo de Engenheiros, Patrício Antônio de Sepúlveda Everard, em Ofício ao Presidente da Província de Santa Catarina, Brigadeiro Antero José Ferreira de Brito, em 3 de março de 1841, registrado no Livro dos Engenheiros, folhas 227-28, acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (ver íntegra do documento na seção Bibliografia desta base de dados).

Cabe esclarecer que a Ponta das Almas fica muito próxima de outra, denominada Ponta de José Mendes, segundo indica a Planta Topographica da cidade de Desterro (atual Florianópolis), traçada pelo Major Antônio Florêncio Pereira do Lago em 1876, e segundo também alguns autores como Virgílio Várzea (VÁRZEA, 1900: 84). O antigo topônimo Ponta das Almas, não deve ser, portanto, confundido com aquele outro pelo qual é conhecida hoje uma localidade da Lagoa da Conceição, assim nominada em época bem mais recente.

Devido à proximidade das duas pontas, há uma dúvida se a Bateria de José Mendes poderia ser o mesmo Forte da Ponta das Almas, ou se efetivamente se tratam de duas fortificações diferentes.

O fato é que na citada planta de Pereira do Lago há apenas uma referência à Bateria de José Mendes, então nomeada apenas como Antiga Trincheira, nada constando no local Ponta das Almas, significando que o forte que ali teria existido desapareceu completamente entre 1841, data do relatório de Everard, e 1876.

Não foram localizadas informações complementares sobre essa fortificação, sendo lícito supor que teve destino semelhante ao do Forte de São Francisco Xavier e ao do Forte de São Luiz, ambos na Praia de Fora (atual Avenida Beira-Mar Norte), vendidos em leilão público no mesmo período, entre os anos de 1839 e 1841.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte da Ponta das Almas
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte da Ponta das Almas que localizava-se na ilha de Santa Catarina, no atual perímetro urbano de Florianópolis, no litoral do Estado de Santa Catarina, Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_da_Ponta_das_Almas

 Print the Related links



Related texts 


Antecedentes históricos

 Print the Related texts

Contribution

Updated at 05/04/2012 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Projeto Fortalezas Multimídia (Lucas) (2).


  • Forte da Ponta das Almas


  • Fort

  • 1841 (AC)

  • 1841 (AC)




  • 1876 (AC)

  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Santa Catarina
    City: Florianópolis

    O Forte da Ponta das Almas, já desaparecido, localizava-se na ponta desse mesmo nome, hoje conhecida como Ponta do Saco dos Limões, no Bairro José Mendes, ao sul do centro da atual cidade de Florianópolis, no litoral do estado de Santa Catarina.


  • Lat: 27 36' 56''S | Lon: 48 32' 40''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte da Ponta das Almas