Fortins do Porto

Vila do Porto, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

Os chamados "Fortins do Porto" localizavam-se na freguesia e concelho de Vila do Porto, a sudoeste na ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Erguiam-se no porto da vila, ao nível do mar, e cooperavam com o Forte de São Brás, no Alto da Rocha.

História

No contexto da Guerra da Sucessão de Espanha (1701-1713/1715) o marechal Castelo Branco, na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710", referiu apenas uma estrutura como "O Forte sobre o Porto.” (Op. cit., p. 180)

CORDEIRO em 1717 descreveu-o como um dos dois fortes da vila:

"A defeza d'esta Villa, e de toda a ilha, era de antes pouca, sendo que tem huma legoa de postos por onde podia ser entrada, e o foi então três vezes, de Mouros, Inglezes, e Francezes; mas depois se lhe íizerão (…) na Villa dous Fortes com sete peças (…)." (Op. cit., Livro IV, cap. IV, p. 144)

O tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros, José Carlos de Figueiredo, assim referiu o local e a sua fortificação em 1815: "Sahindo do Porto da Villa para o Oeste a primeira cousa que se encontra são duas ribeiras uma chamada do Sancho e outra dos Poços (correm só d'inverno) e vazão em um só logar no porto geral da Villa, chamado do Peixe, com um rasteiro e pequeno castello.". (Op. cit., p. 219) E complementou:

"(...) Mais ao Oeste fica o desagoadouro da ribeira geral no Calhao da Roupa onde tem o porto com duas baixas uma Grande e outra Raza. A terra d'estas baixas estão dois castellos que defendem a Villa chamado um de S. Bras e outro d'Areia.'' (Op. cit., p. 222)

E sobre a artilharia deu conta apenas que: "Abaixo d'este castello [de S. Brás] há dois fortins chamados da Areia, no Porto da Villa e rasteiros com o mesmo porto." (Op. cit., p. 224) Essa informação é corroborada pelo capitão engenheiro Francisco Borges da Silva, na relação "(...) Baterias que há no perímetro da Ilha (...)" em 1816, onde se referem o "Forte da Areia na Vila do Porto" e o "Fortim da Areia na Vila do Porto" ("Estatística Geral e Particular da Ilha de S. Miguel, Topographia Geral ou descripção física ou natural". in: TORRES, José de, "Variedades Açorianas", (man.), vol. X, fls. 1-186v.)

Na "Carta militar e topo-hydrographica da Ilha de S.ta Maria levantada em 1822 e dezenhada em 1824 pelo Tenente-Coronel Engenheiro Jozé Carlos de Figueiredo" (GEAEM 1131/3-44-4) encontra-se assinalado apenas o "F. da Pont.ª", abaixo do Forte de São Brás, no chamado Calhau da Roupa.

Em meados do século, a "Corografia Insulana" a seu respeito registou que a Vila do Porto "(...) tem por cada lado uma ribeira que termina em dois portos um que se chama o Calhau da Roupa, que é menos frequentado de barcos onde está um forte com as suas peças de artilharia. O outro porto que se acha no Calhau do Peixe (...). Neste porto está um forte com três peças e três artilheiros (...)." (“Corografia Insulana” in: TORRES, José de, “Variedades Açorianas”, (man.), vol. VII, fl. 2, BPARPD.)

Não se encontram referidos na "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862.

O "Relatório" do Coronel Mesquita (1864) refere o "Forte da Pontinha", localizado “na base da montanha” onde se encontrava o forte de S. Brás, indicando que já só restavam alguns vestígios, e o "Forte do Calhau do Peixe, sem maiores informações. (MESQUITA, 1864, apud MARTINS. 2013:257-258)

Nenhuma destas estruturas chegou até aos nossos dias.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificação - Ilha de Santa Maria
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha de Santa Maria.

http://www.ihit.pt/new/fortes/santamaria.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/02/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Fortins do Porto

  • Forte da Pontinha

  • Fortifications Group





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Vila do Porto



  • Lat: 36 -57' 15''N | Lon: 25 8' 44''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortins do Porto