Fort of São Miguel, o Anjo

Velas, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (7)

Images (7)

O "Forte de São Miguel, o Anjo", também referido como "Castelo da Queimada" e "Forte da ponta da Queimada", localizava-se na ponta da Queimada, no lugar de Nossa Senhora do Pilar, freguesia de Santo Amaro, concelho das Velas, ilha de São Jorge, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa da baía das Velas, na costa Sul da ilha, contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História

Data de 4 de junho de 1572, a Provisão Régia de Sebastião I de Portugal (1557-1578) determinando que fossem executadas obras de fortificação nas ilhas do Faial e de São Jorge (Arquivo dos Açores, vol. IV, p. 180). Em São Jorge, nas Velas, remontarão a esse período a construção do Forte de Santa Cruz e do primitivo Forte da Conceição, destruído pelo mar em 1641. De fato, Luís Teixeira, em 1587 na representação dessas ilhas, assinala, na Vila das Velas, um "Forte" na ponta Sul da baía (carta "Descripcam das Ilhas de Sam Jorge e do Piqo", 1587. Acervo: Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze), que poderá ser interpretado como uma referência à fortificação da vila.

Alguns autores pretendem que este forte tenha sido erguido em 1699 ou posteriormente, em 1708, já no contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) (REZENDES, 2009). À época encontra-se referido pelo brigadeiro António do Couto de Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como "O Forte de S. Miguel o Anjo da ponta da queimada." (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, p. 180)

SOUSA (1995), em 1822, ao descrever o porto das Velas refere: "(...) entre as pontas da Queimada a leste, onde há um castelo de 14 peças, (...)." (Op. cit., p. 103)

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 assinalou-o como "Forte da Queimada" e informou que se encontrava em grande ruína e abandonado desde longos anos (BASTO, 1997:267).

O "Tombo", datado de 1884, para esta estrutura apenas apresenta mapa e planta. O primeiro dá conta de que o forte encontrava-se "Quasi em completas ruínas" (Op. cit., pp. 199-203).

ÁVILA (1989) recorda: "Ainda conhecemos nos anos 30 as muralhas, bombardeiras quási intactas e a casa da guarda em parte." (Op. cit., p. 206) E complementa: "Os desmoronamentos que se tem verificado naquela parte ocasionaram o seu desaparecimento hoje total. A isso deve acrescer-se ter-se tirado pedra dali para construções." (Idem)

No contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em 1941 o imóvel foi entregue ao Ministério das Finanças (REZENDES, 2009). À época conservava ainda 2 canhoneiras na face Oeste e vestígios de duas casas, tudo hoje reduzido a vestígios.

Encontra-se relacionado por BAPTISTA DE LIMA (1982).

Desde 2004 o seu sítio encontra-se requalificado como um miradouro - o Miradouro do Carregadouro -, por iniciativa da S.R.H.E..

Características

Exemplar de arquitetura militar, do tipo abaluartado, marítimo, de enquadramento rural, isolado, na cota de 50 metros acima do nível do mar.

Apresentava planta no formato de um polígono irregular com 6 lados, em alvenaria de pedra de basalto e tufo vulcânico. Em seu interior, adossada ao muro do lado Norte, erguia-se a edificação de serviço. Na muralha maior, pelo lado do mar, rasgavam-se 5 canhoneiras.

  • Fort of São Miguel, o Anjo

  • Forte da ponta da Queimada, Castelo da Queimada

  • Fort





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Velas

    Rua Padre Augusto Teixeira
    9800-000, Velas, ilha de São Jorge, Açores, Portugal


  • Lat: 38 -41' 39''N | Lon: 28 11' 40''W


  • Cantinho das Buganvilias Resort








Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of São Miguel, o Anjo