Fortim das Caravelas

Velas, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O “Fortim das Caravelas”, comumente referido como “Forte das Caravelas”, e também como “Reduto de São José sobre o Porto”, localiza-se na freguesia e concelho das Velas, na costa sul da ilha de São Jorge, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Em posição dominante sobre a baía da Velas, constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico. Cruzava fogos com o Forte de Santa Cruz e com o Forte de São Miguel, o Anjo, na ponta da Queimada.

História

Foi erguido no contexto da Dinastia Filipina (1580-1640), como reduto integrante da fortificação do cais principal das Velas. (PEREIRA, 1987:131) A sua traça dever-se-á ao capitão Marcos Fernandes de Teive oficial que, por ordem régia, visitou todas as ilhas do arquipélago na Primavera e no Verão de 1618 para projetar e ativar todas as fortificações necessárias, assim como para reorganizar as milícias. (Op. cit., p. 129)

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1702-1714) a sua defesa foi insuficiente quando do assalto do corsário francês René Duguay-Trouin (20 de setembro de 1708). Na ocasião, uma força de 200 homens desembarcou e invadiu a vila das Velas onde, diante da fuga dos moradores, reabasteceu-se dos víveres de que necessitava. (Arquivo Nacional da Torre do Tombo. "Manuscritos da Livraria", n.º 2641, fls. 11-12, Relação das "ilhas debaixo", elaborada pelo emissário-régio António do Couto de Castelo Branco, Horta, 1710. In: MENESES, Avelino de Freitas de. Estudos de História dos Açores (vol. II). Ponta Delgada (Açores): Jornal de Cultura, 1995. p. 38) À época, encontra-se referido pelo marechal Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como  "O Reduto de Sam Joseph sobre o Porto.". (Op. cit., p. 180)

Encontra-se inventariado nas Relações Militares. (REZENDES, 2010(a))

Atualmente subsistem apenas restos das muralhas da primitiva estrutura.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

Fortificação de pequenas dimensões, os seus muros eram rasgados por três canhoneiras.

  • Fortim das Caravelas

  • Forte das Caravelas, Reduto de São José sobre o Porto

  • Fortin





  • Portugal


  • Ruins Badly Conserved

  • Monument with no legal protection





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Velas



  • Lat: 38 -41' 17''N | Lon: 28 12' 17''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortim das Caravelas