Castelo de Monforte

Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda - Portugal

O “Castelo de Monforte” localizava-se no lugar de Bizarril, na freguesia de União das Freguesias de Colmeal e Vilar Torpim, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, em Portugal.

História

Situado em terras do Ribacoa, terá sido erguido no século XII, no contexto da Reconquista cristã da região.

Encontra-se referido nos termos do Tratado de Alcanizes (12 de setembro de 1297), que assegurou a posse definitiva da região para Portugal. Diante do novo traçado da linde com Castela perdeu importância estratégica, vindo a ser abandonado.

Nas Cortes de Évora de 1414 foi referido como "local ermo" pelos representantes do concelho de Castelo Rodrigo, e não se encontra figurado por Duarte de Armas no “Livro das Fortalezas” (c. 1509) que documenta as fortificações lindeiras de Portugal.

Atualmente em ruínas, não se encontra classificado.

Contribuições

Atualizado em 10/03/2016 pelo tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castelo de Monforte


  • Castelo





  • Portugal


  • Desaparecida

  • Monumento Sem Proteção Legal





  • Desaparecida

  • ,00 m2

  • Continente : Europa
    País : Portugal
    Estado/Província: Guarda
    Cidade: Figueira de Castelo Rodrigo



  • Lat: 40 -50' 12''N | Lon: 7 0' 17''W










Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Fortificação > Castelo de Monforte