Fortalezinha de São Vicente

São Vicente, São Paulo - Brazil

A Fortalezinha de São Vicente, já desaparecida, localizava-se na ponta da Fortalezinha, no continente, fronteira à praia de São Vicente, na ilha de mesmo nome, no litoral do atual Estado de São Paulo.

Estrutura relacionada por BARRETTO (1958) em nota, como uma das estruturas outrora existentes em Santos, designando-a como Fortalezinha de São Vicente (op. cit., p. 264).

Na planta da Ilha de Santo Amaro e São Vicente, do Frei João José de Santa Tereza, está destacada uma fortificação entre a as atuais Ponte Pênsil e a praia de Paranapoan, à esquerda da Ilha de Santo Amaro, na boca da Barra de São Vicente. Conforme Costa e Silva (1957), presume-se que seja a Fortalezinha "erigida desde os tempos coloniais nas imediações da antiga Fazenda de Paranapoan, pois de acordo com o relato de Edison Telles de Azevedo (1972): "(...) nesta praia existiu, em longínqua era, a Fortalezinha ou Casa de Pedra (...)".

Tal fortificação ficava no caminho da praia de Paranapoan, bem na ponta ou curva, antes de se chegar na dita prainha, e sobre a mesma o Professor Costa e Silva Sobrinho faz a seguinte dissertação:

(...) o fortim mais tarde conhecido pelo nome de Fortalezinha, a qual se acha mencionada na planta hidrográfica da barra e do porto de Santos, levantada pelo barão de Tefé, em 1876; no mapa da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, edição preliminar de 1911; e nos trabalhos de Calixto.

Ela ficava precisamente no sítio denominado mais tarde "Fortalezinha" ou "Casa de Pedra". Numa escritura pública de venda do sítio Paranapuan, passada em 12 de fevereiro de 1891, entre Joaquim Manuel das Neves e outros e Antônio de Lima Machado e outro, pudemos verificar que aquele sítio dividia de um lado "com a prainha", em frente à boca da barra de São Vicente, e "Pasto Grande", e partia da Fortalezinha ou Simirinduba ao cume do morro etc".

 

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortim de São Vicente
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Fortim de São Vicente, que localizava-se na ponta da Fortalezinha, no continente, fronteiro à praia de São Vicente, na ilha de mesmo nome, no litoral do atual Estado de São Paulo, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortim_de_S%C3%A3o_Vicente

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Mayra).

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Fortalezinha de São Vicente


  • Fortin







  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: São Paulo
    City: São Vicente

    Localiza-se na ponta da Fortalezinha, no continente, fronteira à praia de São Vicente, na ilha de mesmo nome, no litoral do atual Estado de São Paulo.


  • Lat: 23 58' 15''S | Lon: 46 24' 11''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortalezinha de São Vicente