Bateria da Praia de Góes

Guarujá, São Paulo - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

A Bateria da Praia de Góes localiza-se na ilha de Santo Amaro, a Sudeste sobre a praia do Góes, dominando a Barra Grande, canal de acesso ao porto da vila (hoje cidade) de Santos, no município do Guarujá, litoral do Estado de São Paulo.

Erguida por determinação do governador da Capitania de São Paulo, Capitão-general D. Luiz Antônio de Souza Botelho e Mourão - Morgado de Mateus (1765-75) (SOUZA, 1885:116-117), no contexto da reforma de 1765 da Fortaleza da Barra Grande, como um Reduto de apoio à defesa daquela fortaleza. Iniciada em 1766, a sua construção ficou a cargo do Capitão Fernando Leite, comandante daquela praça de 1766 a 1768, constituindo-se numa cortina de três faces com dois ângulos, parapeitos e guaritas, originalmente artilhada com dezoito peças (BARRETTO, 1958:262-263; doze cf. SOUZA, 1885:117) de ferro e bronze de diversos calibres.

Em 1801 encontrava-se em ruínas, conservando apenas oito peças. Desarmada em 1877 (BARRETTO, 1958:263), foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964, integrando o conjunto arquitetônico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

 



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Bateria da praia do Góis
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre a Bateria da Praia do Góis que localiza-se na ilha de Santo Amaro, a sudeste sobre a praia do Góis, dominando a Barra Grande, canal de acesso ao porto da vila (hoje cidade) de Santos, no município do Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_da_praia_do_G%C3%B3is
Fortificações de Guarujá
Website da Prefeitura Municipal de Guarujá, versando sobre as seguintes fortificações: Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Forte dos Andradas, Forte de São Felipe ou São Luiz, Ermida de Santo Antônio do Guaibê e Fortim do Góes. Todas as fortificações estão ou estavam localizadas no município de Guarujá, Estado de São Paulo.

http://www.portaldoguaruja.com.br/sys/templates/v2/conteudo.asp?indice...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Mayra).

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Bateria da Praia de Góes


  • Battery

  • 1766 (AC)



  • Luís António de Sousa Botelho Mourão



  • Abandoned Ruins

  • National Protection
    Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: São Paulo
    City: Guarujá

    Localiza-se na ilha de Santo Amaro, a Sudeste sobre a praia do Góes, dominando a Barra Grande, canal de acesso ao porto da vila (hoje cidade) de Santos, no município do Guarujá, litoral do Estado de São Paulo.


  • Lat: 23 59' 40''S | Lon: 46 15' 25''W




  • Originalmente artilhada com dezoito peças (BARRETTO, 1958:262-263; doze cf. SOUZA, 1885:117) de ferro e bronze de diversos calibres.
    Em 1801 conservava apenas oito peças.

  • Constituía-se de uma cortina de três faces com dois ângulos, parapeitos e guaritas.





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Bateria da Praia de Góes