Castle of La Peroja

A Peroxa, Ourense - Spain

O “Castelo de La Peroja”, também referido em galego como “Castelo de San Xes da Peroxa”, localiza-se na paróquia de San Xes, concelho de A Peroxa, província de Ourense, na Comunidade Autónoma da Galiza, na Espanha.

Situa-se no alto de uma colina escarpada sobre o vale do arroio Rial, afluente do rio Minho, cujo lado mais suave é aquele voltado a noroeste, para a povoação. De seu sítio descortinam-se amplas vistas do vale do Minho.

História

A primitiva ocupação do local remonta a um povoado castrejo.

O castelo terá sido erguido no contexto da Reconquista cristã da região, sob o reinado de Afonso II das Astúrias (791-842), por iniciativa da família dos Temes em 793, com a função de defesa das incursões dos muçulmanos.

A partir do século XIII, os seus domínios passaram às mãos do Adiantado-Mor da Galiza, cargo ocupado a partir de 1370 por Pedro Ruíz Sarmiento, 1.º senhor de Ribadavia.

No contexto da Revolta Irmandinha (1467-1469), ao contrário de outros castelos na Galiza, foi poupado pelos revoltosos.

Posteriormente, Bernardino de Sarmiento viria a receber dos Reis Católicos o título de 1.º conde de Ribadavia.

Ao longo dos séculos, os habitantes de seus domínios foram vassalos dos condes de Ribadavia, dos senhores do Castelo de Maceda, dos do Castelo de Vilamarín e do Mosteiro de Sobrado dos Monxes.

Aqui estiveram aquarteladas, durante 3 meses em 1647, as forças de cavalaria do Capitão D. Antonio Jacinto Romero, importando o gasto da dita tropa no montante de 150 ducados, fora a hospedagem, que era gratuita. O dito gasto foi repartido entre as jurisdições que dependiam do condado, correspondendo a A Peroxa o montante de 12 ducados. O mesmo viria a repetir-se em diversas ocasiões.

Os marqueses de Camarasa foram os últimos senhores nobres do castelo. Após a Desamortização de Mendizábal (1836), veio a albergar durante algum tempo o Ayuntamiento de A Peroxa. Ao seu redor vieram a realizar-se as feiras locais.

Adquirido à marquesa de Camarasa por D. Manuel Areán Pérez, foi vendido em 1920 a D. Artemio Fernández Quintela por 1500 pesetas. Este viria a vender a pedra da torre de menagem e de parte da muralha para a construção da atual Igreja de A Peroxa.

As ruínas encontram-se classificadas como “Bien de Interés Cultural” desde 17 de outubro de 1994, sob o n.º RI-51-0008954 no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha.

Em nossos dias tem sido objeto de campanhas de intervenção de consolidação e restauro por parte do poder público.

Características

Exemplar de arquitetura militar, românico e gótico, de enquadramento rural, isolado.

Os vestígios da fortificação, em cantaria de granito aparelhada, restaurados e consolidados em nossos dias, podem pertencer a uma construção do século XIII.

Apresenta planta poligonal orgânica (adaptada ao terreno em que se inscreve), tendente à elipse, reforçada por quatro torreões semicirculares, dois deles ladeando a porta de acesso que se rasga a nordeste. O torreão, situado à esquerda da porta, conserva o corpo de guarda, sendo rasgado por uma única seteira. Do torreão à direita apenas se conservam os alicerces.

Subsiste ainda uma parte do adarve e, num nível inferior, uma grande cisterna. Conservam-se ainda vestígios dos muros interiores de divisão do recinto.

No centro do conjunto erguia-se uma poderosa torre de menagem, a qual, a julgar pelos restos dos seus alicerces, tratar-se-ia duma sólida construção de altura considerável.

No exterior da muralha, adossada a ela, conserva-se uma construção com restos de uma coberta de abóbada de canhão, de função desconhecida.

A lenda do Castelo

De acordo com uma lenda local, à época da Reconquista cristã da região, Abd Al-Karim tomou o castelo e, a partir dele, cometeu toda a série de abusos entre as gentes da comarca. O próprio apóstolo Santiago veio em socorro dos cristãos, voando sobre o seu cavalo, tomando e destruindo o castelo.

Bibliografia

BOGA MOSCOSO, Ramón. Guía dos castelos medievais de Galicia. [S.l.]: Edicións Xerais de Galicia, S.A, 2003. (Col. Guías Temáticas Xerais) ISBN 84-9782-035-5. pp. 172-173.

Contribution

Updated at 14/01/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castle of La Peroja

  • Castelo de San Xes da Peroxa

  • Castle

  • 793 (AC)




  • Spain


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    As ruínas encontram-se classificadas como “Bien de Interés Cultural” desde 17 de outubro de 1994, sob o n.º RI-51-0008954 no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Ourense
    City: A Peroxa



  • Lat: 42 -27' 57''N | Lon: 7 47' 14''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of La Peroja