Castle of Sarria

Sarria, Lugo - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo de Sarria”, também referido como “Torre de Sarria” ou, em galego, “Torre dos Batallóns” localiza-se no concelho de Sarria, província de Lugo, Comunidade Autónoma da Galiza, na Espanha.

História

A primitiva ocupação do local remontará possivelmente a um castro pré-histórico.

Em meados do século XII Gutierre Ruiz de Castro adquiriu o senhorio de Sarria por meio do seu matrimónio com Elvira Osório, filha de Suer Ianes de Moura (1120 -?). Terá sido, possivelmente neste período que a fortificação medieval terá sido erguida.

No contexto da Revolta Irmandinha (1467-1469) a fortificação foi conquistada e arrasada pelos revoltosos, por volta de 1467. Após a revolta ter sido sufocada, foi reconstruído.

Foi utilizado como prisão até ao século XVII, e esteve habitada até 1730 pelo corregedor, Justiça Maior ou Meirinho Maior das cinco "pobras" do Marquesado de Sarria (A Pobra de Sarria, San Xulián da Pobra, A Pobra de Adai, Santo Estevo da Pobra de Neira de Susao e Pobra de Triacastela).

Após o seu paulatino abandono, em 1860 metade da fortificação foi adquirida pelo advogado e político Manuel Pérez Batallón, vizinho de Sarria, que procedeu ao aterro dos profundos fossos defensivos, à remoção dos escombros, à anexação à sua horta e casa, ao levantamento de um muro de fecho de toda a propriedade, e à reparação da torre com a colocação de uma escada que ainda existe.

A seu turno, o Concelho de Sarria adquiriu a outra metade da fortificação, procedendo ao aplainamento total do seu terreno e à eliminação dos restos das antigas defesas e fossos para a ampliação do campo da feira.

Atualmente a única parte conservada da fortaleza segue pertencendo aos herdeiros do político e encontrava-se à venda.

Encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” (BIC) desde 17 de outubro de 1994, sob o n.º RI-51-0008932 no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha.

Características

Exemplar de arquitetura militar, românico e gótico.

Os restos da fortificação que chegaram até aos nossos dias limitam-se a um torreão de planta irregular e uma frente semicircular, que serviam de reforço a um vértice dos seus lados.

Os restos da torre, com cerca de 6-7 metros de lado, elevando-se a cerca de 14 metros de altura, conservam as suas ameias.

Bibliografia

BOGA MOSCOSO, Ramón. Guía dos castelos medievais de Galicia. [S.l.]: Edicións Xerais de Galicia, S.A, 2003. (Col. Guías Temáticas Xerais) ISBN 84-9782-035-5. pp.182-183.

Contribution

Updated at 17/02/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Castle of Sarria

  • Torre de Sarria, Torre dos Batallóns

  • Castle





  • Spain


  • Abandoned Ruins

  • National Protection
    Encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” (BIC) desde 17 de outubro de 1994, sob o n.º RI-51-0008932 no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Lugo
    City: Sarria



  • Lat: 42 -47' 25''N | Lon: 7 25' 7''W






  • Irmandiño Revolt

  • Revuelta Irmandiña



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Sarria