Castle of Turku

Turku, Western Finland - Finland

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (3)

Images (3)

O “Castelo de Turku” (em finlandês: “Turun linna”; em sueco: “Åbo slott”) localiza-se na margem esquerda do rio Aura, na cidade de Turku, no sudoeste da Finlândia.

Juntamente com a Catedral de Turku é um dos edifícios mais antigos em utilização no país e na região da Escandinávia. Em nossos dias acolhe um museu histórico.

História

Remonta a uma fortificação erguida no local por volta de 1280 por conquistadores suecos. Nos dois séculos que se seguiram as suas defesas foram reforçadas e ampliadas.

Ao final da Idade Média, foi cercado por um fosso, transformando-se numa ilha do rio Aura.

A torre de menagem foi concluída no início do século XV. A construção da cortina foi iniciada no final do século XV e concluída no início do século XVI.

A parte principal do castelo foi consideravelmente ampliada durante o século XVI, no período de Gustavo I da Suécia (1523-1560) e no em que seu filho dirigiu a administração do país, como duque, a partir de Turku. O seu apogeu ocorreu sob o reinado de João III da Suécia (1568-1592) e sua primeira esposa, a rainha Catarina Jagelão (1568-1583). Os trabalhos de construção deste período Renascentista modificaram profundamente a parte mais antiga do castelo medieval e, após ele, nenhuma alteração significativa foi empreendida no conjunto. São representativos desse período o Piso do Renascimento e o Salão do Rei e da Rainha, entre outras dependências.

O castelo foi o centro da província histórica da Finlândia Genuína e o centro administrativo de toda a Finlândia. Como tal conheceu muitos combates e assédios: de todos os castelos no país, o de Turku tem a história mais belicosa. Aqui esteve detida a rainha da Suécia, Karin Månsdotter, entre 1573 e 1577. Foi utilizado como prisão de Estado do século XVIII até ao final do século XIX.

Quando a Guerra da Finlândia eclodiu em 1808, o castelo foi usado pela Marinha Imperial Russa. Não seria devolvido às autoridades finlandesas até que o país obtivesse o estatuto de autonomia dentro do Império Russo, vinte anos mais tarde.

O Museu Histórico de Turku foi fundado numa pequena parte do castelo em 1881.

No início da Guerra de Continuação (1941-1944), uma das duas guerras travadas entre a Finlândia e a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sofreu danos, causados pela Força Aérea Soviética.

Os trabalhos de restauração do castelo, que tinham tido início antes da guerra, foram retomados após o conflito, vindo a ser concluídos em 1987. O castelo e a propriedade, pertença do Estado finlandês, foram entregues à cidade de Turku em 12 de outubro de 1993, que assumiu a gestão do monumento.

Em nossos dias o conjunto é um museu histórico, um dos mais visitados no país.

Contribution

Updated at 13/02/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (3).


  • Castle of Turku

  • Turun linna

  • Castle





  • Finland


  • Restored and Well Conserved






  • Historical museum

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Finland
    State/Province: Western Finland
    City: Turku



  • Lat: 60 -27' 53''N | Lon: 22 -14' 18''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Turku