Saumur Castle

Saumur, Maine-et-Loire - France

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo de Saumur” (em francês, “Château de Saumur”) localiza-se entre Angers e Tours, na comuna de Saumur, departamento de Maine-et-Loire, na França.

Situa-se na região conhecida como Pays de la Loire, na rota histórica do Vale dos Reis, próximo à confluência dos rios Loire e Thouet.

História

Foi iniciado por Teobaldo I de Blois, conde de Blois, no século X, com a função de defesa contra os normandos. Em 1026 tornou-se domínio de Fulco III de Anjou, conde de Anjou, que o legou aos seus herdeiros, os Plantagenetas. Destruído em 1067, foi reconstruído por Henrique II de Inglaterra (1154-1189) em estilo gótico.

Na primeira década do século XIII Filipe II de França (1180-1223) anexou-o aos seus domínios. Luís IX de França (1226-1270) em 1227 ampliou-lhe as defesas.

Com a coroação de Filipe VI de França (1328-1350), subiu ao poder a linhagem de Valois. O seu sucessor, João II de França (1350-1364), entregou Saumur ao seu segundo filho, Luís I, duque de Anjou. O duque ansiava criar um palácio comparável aos dos seus irmãos, Carlos V de França (1364-1380) e João, duque de Berry, tanto na arquitetura como na arte. Escolheu Saumur para esse fim, e, a partir de 1367, fez construir um palácio com 4 alas, reforçadas por torres, em torno de um pátio central, tendo substituído as primitivas torres de planta circular do castelo por torres de planta octogonal. Ambas as etapas construtivas ainda são visíveis, uma vez que as bases das torres octogonais são redondas.

Renato I de Nápoles (1435-1442), último duque de Anjou, homem de cultura e construtor do Château de Tarascon, melhorou significativamente o conforto do castelo, que apelidou de “château d'amour”. Com a sua morte (1480), o ducado reverteu definitivamente para a Coroa, sob Luís XI de França (1461-1483).

A partir de então o castelo mudou de mãos por diversas vezes, até 1589, quando Henrique IV de França (1589-1610) doou o governo de Saumur e seu castelo a Philippe de Mornay, senhor de Plessis Marly. Desse modo, no contexto das Guerras religiosas na França (1562-1598), Mornay, que habitou o castelo, encarregou o italiano Bartolomeo de reforçar-lhe e modernizar-lhe as defesas, fazendo construir defesas baixas, baluartes e cortinas conferindo-lhe planta no formato estrelado, um século antes de Vauban.

Com o fim do conflito, em 1600 o castelo tornou-se quartel e praça-forte dos protestantes. Mornay perdeu o governo de Saumur em 1621 durante a rebelião dos huguenotes quando a cidade foi capturada por forças reais francesas. A partir de então, o castelo foi convertido em quartel real francês.

No reinado de Luís XIV de França (1643-1715), foi utilizado como prisão iniciando-se a sua decadência. Ainda no século XVII, após o desmoronamento da ala nordeste, tendo permanecido de pé apenas as duas torres nos vértices, o castelo foi abandonado.

No período napoleónico (1804-1815) o castelo voltou a ser utilizado como prisão de Estado, vindo mais tarde a ser reutilizado como quartel e, finalmente, como paiol.

Em 1906 a cidade de Saumur adquiriu o castelo ao Estado e renovou-o progressivamente. Em nossos dias abriga o “Musée des arts decoratifs”, expondo móveis, decorações e tapeçarias, bem como o “Musée de la Cavalerie de Saumur”, nas cavalariças do "Cadre Noir", construídas em 1827, onde é mostrada a evolução da cavalaria francesa após Carlos V, de 1445 até aos nossos dias. Saumur é uma cidade com grande tradição equestre, sendo famosa desde o século XVI pelos seus cavaleiros e escolas de equitação.

Encontra-se compreendido na região do Vale do Loire, declarada como Património da Humanidade pela UNESCO em 2000.

A 22 de abril de 2001 um troço da muralha norte desmoronou e danificou uma parte das habitações situadas abaixo. De seguida tiveram lugar obras de estabilização do subsolo e de reconstrução da muralha, concluídas em 2007.

Atualmente encontra-se em bom estado de conservação.

Características

Exemplar de arquitetura militar e civil, nos estilos gótico e renascentista,

Encontra-se representado no manuscrito “Très Riches Heures du duc de Berry” (c. 1412-1416), na iluminura referente ao mês de setembro, que representa as vindimas nas terras do castelo tal como ele era à época. A comparação desta iluminura com o atual castelo mostra o desaparecimento de grande número de elementos arquitetónicos, como os ornamentos dos telhados e das torres. A área do telhado sobre as ameias era ricamente decorada: águas-furtadas, chaminés, empenas decoradas com caranguejos, uma abundância de lírios do brasão dos duques e um cata-vento. A portaria retratada na iluminura não se conservou, assim como o edifício da cozinha com a sua pirâmide central.

Na torre norte da galeria da ala leste, a escadaria de honra acede os seus quatro pisos a partir do pátio com as suas varandas decoradas. Os nichos das arcadas contêm estátuas do duque de Anjou e dos seus irmãos, Carlos V de França, João, duque de Berry e Filipe II, duque da Borgonha, assim como da rainha e das duquesas. Na torre eleva-se uma outra escadaria com dupla hélice, que ladeava a torre oeste, com uma rampa a conduzir à torre da guarda e a outra ao nível térreo. Entre 1454 e 1472 a torre leste foi reparada e também foi construída a torre da escada do lado leste do pátio e a torre quadrada da fachada sul.

Contribution

Updated at 20/08/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Saumur Castle

  • Château de Saumur

  • Castle





  • France


  • Restored and Well Conserved

  • UNESCO World Heritage
    Encontra-se compreendido na região do Vale do Loire, declarada como Património da Humanidade pela UNESCO em 2000.



  • +33 2 41 40 24 40


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : France
    State/Province: Maine-et-Loire
    City: Saumur

    49400 Saumur, França


  • Lat: 47 -16' 35''N | Lon: 0 4' 21''







  • Castelo do Loire



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Saumur Castle