Castle of Burt

Burt, Ulster - Ireland

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (3)

Images (3)

O “Castelo de Burt” (em inglês: “Burt Castle”) localiza-se perto de Newtowncunningham e Burt, no condado de Donegal, na República da Irlanda.

Historicamente, por vezes é referido como “Birt Castle”. Também é conhecido pelo nome “O'Doherty's Castle”, e não deve ser confundido com o “O'Doherty’s Castle” perto de Buncrana.

História

Foi erguido no século XVI, sob o reinado de Henrique VIII da Inglaterra (1509-1547). Constituiu-se em uma fortificação tradicional dos O'Doherty, protegendo a margem sul do seu senhorio de Inishowen. A traça do castelo foi fortemente influenciada pelas fortificações escocesas desse período e antecipou o estilo dos edifícios construídos durante a colonização do Ulster (“Ulster Plantation”) no século XVII.

Durante uma disputa sucessória em 1600, o governador da Coroa em Derry, Sir Henry Docwra apoiou Cahir O'Doherty, então com apenas 15 anos de idade, como candidato à sucessão. O'Doherty desejava libertar-se da soberania de Red Hugh O'Donnell e lutou ao lado da Coroa durante a Guerra Irlandesa dos 9 Anos (1594-1603), sendo armado cavaleiro por sua bravura. Nesse contexto, o castelo de Burt revestia-se de importância por controlar uma área estratégica, permitindo que Docwra trouxesse suprimentos alimentares e iniciasse uma ofensiva contra O'Donnell. Por esse motivo, uma guarnição de 100 homens, sob o comando do capitão John Vaughan, nele foi estacionada.

Após o conflito, O'Doherty manteve-se leal à Coroa, mas, em 1608, após uma disputa com o novo governador de Derry, O'Doherty levantou-se em revolta, tendo o castelo como foco. O incêndio de Derry (19 de abril de 1608) desencadeou o que se tornou conhecido como a Rebelião de O'Doherty (1608). Em resposta, as autoridades de Dublin enviaram tropas para invadir as terras de Inishowen, senhorio de O'Doherty. Após uma operação de cerco capturaram o Castelo de Burt e libertaram os prisioneiros de Derry ali mantidos. Pouco depois, O'Doherty foi morto na Batalha de Kilmacrennan (5 de julho de 1608), e a rebelião foi debelada.

No contexto da Guerra Guilhermita da Irlanda (1689-1691), o castelo foi palco de uma escaramuça entre as forças jacobitas e as tropas sob o comando geral do general Percy Kirke, que apoiavam Guilherme III da Inglaterra (1689-1702).

Atualmente subsistem apenas as ruínas do torreão e de uma das torres adossadas.

Características

Exemplar de arquitetura militar, de enquadramento rural, isolado, em posição dominante sobre uma colina.

Constituía-se em uma fortificação de planta quadrangular, tendo ao centro da praça de armas um torreão em aparelho de pedra irregular, dividido internamente em três pavimentos, como em uso na região à época. Adossado a dois vértices opostos, erguiam-se torres de planta circular.

A defesa era complementada no exterior por um fosso inundado ao seu redor, e o acesso era feito por uma ponte levadiça que o ultrapassava.

Contribution

Updated at 29/03/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (3).


  • Castle of Burt

  • Birt Castle, O'Doherty's Castle

  • Fortified Tower





  • Ireland


  • Conserved Ruins






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Ireland
    State/Province: Ulster
    City: Burt

    Castle View, Castlecooly, Burt, Co. Donegal, Irlanda


  • Lat: 55 -2' 50''N | Lon: 7 30' 8''W




  • 1690 (c.): 4 peças antecarga, de alma lisa, de grosso calibre, cf. iconografia.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Burt