Clackmannan Tower

Clackmannan, Scotland - United Kingdom

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

A “Torre de Clackmannan” (em inglês: “Clackmannan Tower”) localiza-se, na cidade de Clackmannan, condado (“county”) de Clackmannanshire, na Escócia, no Reino Unido.

História

Em fins do século XII a área de Clackmannan pertencia à Coroa da Escócia, visitada com frequência pelos reis que se dedicavam à caça nos campos circundantes. Para abrigá-los existia uma cabana de caça construída no local da atual torre. 

Em 1359 David II da Escócia (1329-1371) vendeu a propriedade a seu primo, Sir Robert Bruce, possivelmente com o objetivo de mantê-la na posse da família Bruce e não como um ativo real. Por volta de 1365, este último fez erguer uma primeira torre senhorial de dois pavimentos, acedida por uma porta rasgada no pavimento superior com o auxílio de uma escada amovível.

Ao longo dos séculos, a torre sofreu diversas transformações. No  século XV foram-lhe acrescidos mais dois pavimentos, e uma nova ala, com cinco pavimentos foi adicionada a sul.

No século XVI uma grande casa com frontão escalonado foi erguida a sudoeste da torre. No   século XVII, foram abertas uma nova entrada e uma nova escadaria entre as duas torres.

Em 26 de agosto de 1787,o poeta Robert Burns foi aqui condecorado por Lady Catherine Bruce, então com 91 anos, descendente de Robert Bruce. Vivendo na casa adjacente à torre, ela utilizou uma espada de dois punhos que pertencera a seus antepassados, proclamando ter mais direitos de conceder este título do que "algumas pessoas" (referindo-se aos Hanôver, então, no trono da Grã-Bretanha). Quando ela faleceu (1791), a torre foi abandonada e, gradualmente, caiu em ruína. A casa foi demolida, e a sua pedra usada para construir a igreja paroquial em 1815.

A torre conserva praticamente intacto o seu aspecto medieval, incluindo o telhado, embora parte da muralha oriental tenha ruído em 1950. Foi confiada à Historic Scotland ainda na década de 1950 que empreendeu uma intervenção de conservação e restauro da muralha ruída.

Encontra-se classificada na categoria "A" do "listed building" desde 9 de junho de 1960.

A visita ao interior da torre apenas é feita em ocasiões especiais, devido ao estado das ruínas. A visita ao exterior é livre.

Características

Exemplar de arquitetura militar, situada no alto de King's Seat Hill, na cota de 55 metros acima do nível do mar. De seu alto descortina-se o rio Forth ao sul, e as colinas Ochill, a norte.

Constitui-se numa casa-torre com planta em “L”, dividida internamente em cinco pavimentos. A parte original do edifício está no norte, e a asa erguida no século XV, ligeiramente mais alta, ao sul, empregando blocos aparelhados de arenito rosa. A nova seção dispõe de uma lareira no segundo pavimento, típica de seu período.

Jardins e uma área possivelmente usada como quadra de bowling estão situadas ao sul da torre, enquanto uma grande plataforma está disposta no lado norte.

Contribution

Updated at 02/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Clackmannan Tower


  • Fortified Tower





  • United Kingdom


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    Encontra-se classificada na categoria "A" do "listed building" desde 9 de junho de 1960.


  • Historic Environment Scotland

  • +44 131 668 8600


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : United Kingdom
    State/Province: Scotland
    City: Clackmannan

    High St, Clackmannan FK10 4HR, Reino Unido


  • Lat: 56 -7' 32''N | Lon: 3 45' 35''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Clackmannan Tower