Kazarma fort

Sitia, Lasithi - Greece

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

"Kazarma" (em grego: "Καζάρμα") (do italiano: "Casa di arma") localiza-se na cidade e município de Sitia, na unidade regional de Lasíti, no litoral nordeste da ilha de Creta, na Grécia.

História.

A Sereníssima República de Veneza estabeleceu-se em Creta a partir de 1204, constituindo-se o Ducado de Cândia. Um castelo terá sido construído ainda no século XIII para defesa do porto e da cidade, sobre os restos de uma antiga fortificação do Império Bizantino.

De acordo com os planos venezianos coevos, Sitia era cercada por uma muralha que se estendia do lado sul da cidade e das antigas cisternas romanas até à parte superior do castelo de Kazarma, no lado oeste da cidade. Esta seção, de forma triangular, formava o chamado "Castello di Setia".

Em 1303, a cidade e as suas defesas foram parcialmente destruídas por um terremoto, vindo a fortificação a ser recuperada sem, no entanto, recuperar o seu anterior poder.

Em 1508, um novo terramoto causou-lhe extensos danos e, em 1538, o corsário otomano Hayreddin Barbarossa, invadiu Sitia e destruiu a maior parte do forte.

Ainda no século XVI, os venezianos deram início a um vasto programa de obras de fortificação em Creta. As de Sitia encontravam-se em situação precária, e a administração veneziana na ilha enviou recursos para reparos na fortificação em 1555. Alguns trabalhos foram empreendidos, mas uma vez mais, ela não recuperou o seu antigo poder.

No contexto da 5.ª Guerra Otomano-Veneziana (1645-1669), o capitão veneziano Lazzaro Mocenigo compreendeu que a fortificação não conseguia proteger Sitia e nem resistir a um cerco, determinando a transferência da sua guarnição e equipamento bélico para Chandax (atual Heraklion) em 1651. Na ocasião, foram destruídas partes da fortificação, para evitar que fosse utilizada pelos otomanos.

Na posse da cidade e da fortificação veneziana, os otomanos ergueram sobre a estrutura desta última um forte. 

O forte foi de propriedade da Autoridade de Aviação Civil até 1966, quando foi declarado como Monumento Histórico, após o que tiveram lugar os primeiros verdadeiros esforços para restaurá-lo.

Em nossos dias, subsistem as seções norte e leste do recinto veneziano original, algumas salas no interior do forte e a torre, que perdeu o teto. Podem ser apreciadas ainda algumas modificações otomanas como por exemplo, as cúpulas nas guaritas.



 Related character


 Print the Related character



Related links 

Kastrologos
Kastrologos (www.kastra.eu) is a bilingual website about the Greek Medieval Castles, Fortresses and Towers.

https://www.kastra.eu/

 Print the Related links

Contribution

Updated at 08/06/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Kazarma fort


  • Fort





  • Greece


  • Featureless and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se declarada como Monumento Histórico.



  • +30 2843 027140


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Greece
    State/Province: Lasithi
    City: Sitia

    Sitia 723 00, Grécia


  • Lat: 35 -13' 20''N | Lon: 26 -7' 33''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Kazarma fort