Fortificações de Porto Alegre

Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil

Búsqueda de Imágenes de fortificación

Fecha 1 Fecha 2

Medias (1)

Imágenes (1)

As Fortificações de Porto Alegre estavam localizadas na confluência do Rio Jacuí com o Rio dos Sinos, formadores do Rio Guaíba, em sua margem esquerda, na cidade portuária de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul.

A fortificação de Porto Alegre foi promovida em conseqüência da sua ocupação por forças revolucionárias (de 20/set/1835 a 15/jul/1836), e inscreve-se no contexto da repressão imperial à Revolução Farroupilha (1835-45).

Duas semanas após a reconquista pelas forças imperais, a cidade passou a ser sitiada por forças farroupilhas (efetivo de c. 1500 homens), resistindo durante cerca de três anos e meio.

Uma planta da cidade, levantada por Luiz Pereira Dias em 1843, por determinação de Luís Alves de Lima e Silva (1803-80), então Barão de Caxias, que assume em fins de 1842 a Presidência e o Comando das Armas da Província, mostra a península cercada por uma muralha, caso raro de uma cidade murada no Brasil. Pelo que se sabe esta "muralha'' era formada por estacas de madeira, fincadas no chão em fila dupla, e o espaço vazio entre elas, com cerca de um metro de largura, preenchido com terra apiloada. Pelo lado externo, a defesa era complementada por um fosso seco com cerca de 2,5 a 3 m de largura.

A obra foi construída por ordem de Caxias, e o responsável pela mesma parece ter sido o Capitão João Alvarez d'Eily, seu secretário de obras, e do qual se sabe ter sido também responsável pelo projeto da ''Ponte de Pedra'', sobre o arroio Dilúvio, construída ao fim do conflito.

Souza (1885), refere terem sido várias as obras de defesa levantadas em Porto Alegre ao tempo desta revolução, sendo a principal uma linha contínua, entre a cidade e a várzea, apoiando-se no Riacho (Rio Sinos) e no Rio Guaíba. Esta linha, demolida à medida do progresso da cidade, não existia mais.



 Personajes relacionados


 Imprima Personajes relacionados

Bibliografías relacionadas 


 Imprima Bibliografías relacionadas



Links relacionados 

Fortificações de Porto Alegre
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre as Fortificações de Porto Alegre, que se localizavam na confluência do rio Jacuí com o rio dos Sinos, formadores do rio Guaíba, em sua margem esquerda, na cidade portuária de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortifica%C3%A7%C3%B5es_de_Porto_Alegre

 Imprima Links relacionados

Contribuciones

Actualizado en 12/11/2008 por el tutor Roberto Tonera.

Con la contribución de contenidos de: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contribuciones con medias: Projeto Fortalezas Multimídia (Julia) (1).


  • Fortificações de Porto Alegre

  • Defesa de Porto Alegre

  • Conjunto de fortificaciones

  • 1835 (DC)

  • 1835 (DC)



  • Brasil

  • 1885 (DC)

  • Desaparecida






  • Desaparecida

  • 0,00 m2

  • Continente : Sudamérica
    País : Brasil
    Estado/Província: Rio Grande do Sul
    Ciudad: Porto Alegre

    Localizavam-se na confluência do Rio Jacuí com o Rio dos Sinos, formadores do Rio Guaíba, em sua margem esquerda, na cidade portuária de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul


  • Lat: 30 2' 31''S | Lon: 51 12' 12''W





  • A Fortificação de Porto Alegre constituía-se por uma linha defensiva cercando a Península. Pelo que se sabe, esta defesa era formada por estacas de madeira fincadas no chão em fila dupla, e o espaço vazio entre elas, com cerca de um metro de largura, preenchido com terra apiloada. Pelo lado externo, a defesa era complementada por um fosso seco com cerca de 2,5 a 3 m de largura.





Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Fortificación > Fortificações de Porto Alegre