Forte de São Martinho

São Martinho da Serra, Rio Grande do Sul - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O Forte de São Martinho, do qual restam hoje apenas vestígios arqueológicos, estava localizado em Santa Maria da Boca do Monte, atual município de São Martinho da Serra, no Estado do Rio Grande do Sul.

Também chamado de Entrincheiramento de São Martinho, Entrincheiramento de Santa Maria ou ainda Forte Espanhol, esta fortificação foi erguida por tropas espanholas, por determinação do governador da Província de Buenos Aires, D. Juan José de Vertiz y Salcedo, para proteção da povoação de Santa Maria da Boca do Monte, no período da invasão castelhana de 1763-76.

Durante este período a principal via de penetração espanhola pelas Missões era demarcado pelo eixo São Tomé (Argentina) – São Borja – São Miguel – São Martinho – Santa Maria. Deste ponto se ramificava para São Gabriel – Bagé ou São Sapé – Rio Pardo ou Cachoeira do Sul – Rio Pardo. Esta via de penetração, em sentido contrário, foi usada pelos portugueses e espanhóis, em 1754, para penetrarem nas Missões. A melhor linha de defesa desta via era em São Martinho, passagem estreita na serra de São Martinho, motivo que fizeram os espanhóis erguerem ali, em 1774, o Forte de São Martinho (BENTO, 1996: 336), embora alguns autores informem que a construção, denominada como simples entrincheiramento, teria iniciado somente em 1776 (GARRIDO, 1940:147).

No dia 31 de outubro de 1775, o Forte de São Martinho foi conquistado de surpresa pelos portugueses e arrasado por tropas especiais compostas por 205 homens do lendário Regimento dos Dragões do Rio Grande (fundado por Silva Paes), mesclados com guerrilheiros de Rio Pardo, sob o comando do Major Rafael Pinto Bandeira A conquista do Forte, realizada ao amanhecer, resultou na captura de 1 tenente; 3 oficiais inferiores; 20 dragões soldados; 40 armas; 19 pistolas; 16 traçados; 1 morteiro e mais alguns petrechos; 150 mulas mansas; 1100 cavalos; 150 bois mansos; 200 éguas xucras; 2 burros; 6000 cabeças de gado vacum. O objetivo dos luso-brasileiros na conquista do Forte de São Martinho era cobrir a linha de operações na direção Rio Pardo – Santa Tecla, barrando qualquer ataque proveniente dos Sete Povos das Missões sobre o Rio Pardo. (BENTO, 1996: 32; 106-107; 266; 317).

Embora Augusto Fausto de Souza afirme que a tomada do forte tenha ocorrido em 31 de outubro de 1776 (SOUZA, 1885: 132), o ano de 1775, defendido por Moreira Bento, é ratificado textualmente nas memórias do General João Henrique Böhn (BENTO, 1996: 106).

O Forte de São Martinho, cujos vestígios arqueológicos foram descobertos recentemente, é contemporâneo do Forte de Santa Tecla, também construído no ano de 1774.



 



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Entrincheiramento de São Martinho
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Entrincheiramento de São Martinho, também conhecido como Entrincheiramento de Santa Maria ou Forte Espanhol, que se localizava em Santa Maria da Boca do Monte, atual município de Santa Maria, no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrincheiramento_de_S%C3%A3o_Martinho

 Print the Related links

Contribution

Updated at 21/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Administrador (1).


  • Forte de São Martinho

  • Entricheiramento de Santa Maria; Forte Espanhol; Defesa de Santa Maria da Boca do Monte

  • Fort

  • 1774 (AC)



  • Juan José de Vertiz y Salcedo

  • Spain


  • Abandoned Ruins






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio Grande do Sul
    City: São Martinho da Serra

    Localizava-se em Santa Maria da Boca do Monte, atual município de São Martinho da Serra, próximo à cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul.


  • Lat: 29 33' 1''S | Lon: 53 51' 24''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de São Martinho