Forte de Santo Antônio de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, Pernambuco - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (20)

Images (20)

O Forte de Santo Antônio, hoje em ruínas, localizava-se na ponta de Santo Antônio, entre a praia de mesmo nome, a norte, e a praia da Biboca, a sul, junto ao atual Porto, no extremo nor-noroeste da Ilha de Fernando de Noronha, no arquipélago de mesmo nome, no Estado de Pernambuco.

Em posição dominante na praia de Santo Antônio, integrava a defesa da baía de Santo Antônio, principal ancoradouro da ilha.

Erguido a partir de fins de 1737 com planta do Engenheiro militar Diogo da Silveira, sob a direção do Tenente-coronel João Lobo de Lacerda, recebeu a forma de um trapézio (tipologia típica dos redutos), com oito canhoneiras e duas edificações no terrapleno, pelo lado de terra, conforme planta colorida da época ("Planta do Forte de Santo Antônio, sobre o porto principal da ilha de Fernando de Noronha, fundado sobre uma rocha a prumo", c. 1739. Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa) (IRIA, 1966:64).

No entanto, em outra iconografia da época, aparece representado com dez canhoneiras  e uma terceira edificação no terrapleno ("Fortaleza de S. Antônio", s.d.. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa). Encontra-se também figurado como Forte de Santo Antônio, em um mapa inglês da ilha de Fernando de Noronha (Londres, 1793. apud SECCHIN, 1991:10-11).

Esteve guarnecido por um Capitão e trinta e três praças, e artilhado com dez peças de ferro de diferentes calibres (BARRETTO, 1958:128). À época do Segundo Reinado foi reedificado em 1865, no contexto da Questão Christie (1862-1865). O brasão de armas português, que encimava o seu portão de acesso, foi remetido em 1876 para o Museu [Histórico] Nacional no Rio de Janeiro (GARRIDO, 1940:55).

BARRETTO (1958) reporta que, à época (1958), encontrava-se em ruínas, mantendo-se de pé as suas muralhas (op. cit., p. 128).

No final do século XX foi realizado um levantamento arquitetônico das ruínas, com planta baixa e cortes, dentro do escopo do projeto "Atlas Arqueológico de Fernando de Noronha" (1999).



 Related character



Related bibliography 



Related links 

Reduto de Santo Antônio
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Reduto de Santo Antônio de Fernando de Noronha, também referido como Fortim de Santo Antônio. Localizava-se no extremo noroeste da ilha de Fernando de Noronha, no arquipélago de mesmo nome, no Estado de Pernambuco, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reduto_de_Santo_Ant%C3%B4nio_de_Fernando_...


  • Forte de Santo Antônio de Fernando de Noronha
  • Fortaleza de Santo Antônio, Reduto de Santo Antônio
  • Fort
  • 1737 (AC)
  • Diogo da Silveira
  • Portugal
  • Abandoned Ruins
    BARRETTO (1958) reporta que, à época (1958), encontrava-se em ruínas, mantendo-se de pé as suas muralhas (op. cit., p. 128).

    Atualmente (2009) restam alguns poucos trechos arruinados de paredes de pedra das antigas construções do terrapleno.
  • União Federal (Brasil)
  • Governo do Estado de Pernambuco
  • Ruins
  • 0,00 m2
  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Pernambuco
    City: Fernando de Noronha

    Ruínas localizadas na ponta de Santo Antônio, entre a praia de mesmo nome, a norte, e a praia da Biboca, a sul, no extremo nor-noroeste da Ilha de Fernando de Noronha, junto ao atual porto da ilha.
  • Lat: 3 50' 4''S | Lon: 32 24' 5''W
  • Iconografias diferentes mostram esse forte com oito e dez canhoneiras. Esteve guarnecido por um Capitão e trinta e três praças, e artilhado com dez peças de ferro de diferentes calibres (BARRETTO, 1958:128).
  • À época do Segundo Reinado foi reedificado em 1865, no contexto da Questão Christie (1862-1865). O brasão de armas português, que encimava o seu portão de acesso, foi remetido em 1876 para o Museu [Histórico] Nacional no Rio de Janeiro (GARRIDO, 1940:55).

    No final do século XX foi realizado um levantamento arquitetônico das ruínas, com planta baixa e cortes, dentro do escopo do projeto "Atlas Arqueológico de Fernando de Noronha" (1999).


Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de Santo Antônio de Fernando de Noronha