Fort Charlotte

Nassau, New Providence - Bahamas

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Forte Charlotte" localiza-se no porto da cidade de Nassau, na ilha de New Providence, nas Bahamas.

É o maior e mais representativo dos três fortes existentes na cidade.

História

Antecedentes

Nassau foi fundada pelos britânicos em meados do século XVII, sob a designação de "Charles Town", em homenagem à restauração monárquica de Carlos II de Inglaterra (1660-1685). Incendiada pelos espanhóis em 1684, foi reconstruída, e renomeada como Nassau em 1695, em homenagem a Guilherme III de Inglaterra (1650-1702), da Casa de Orange-Nassau.

Em 1703 forças aliadas, espanholas e francesas, ocuparam por um breve período a cidade.

Em 1713 as Bahamas, escassamente habitadas, tornaram-se um refúgio de piratas para os capitães Thomas Barrow e Benjamin Hornigold. Eles proclamaram uma república pirata, estabelecendo-se como "governadores" de Nassau. A eles juntaram-se outros como Charles Vane, Calico Jack Rackham e o infame Edward Teach, conhecido como "Barba Negra", além de mulheres-pirata como Anne Bonny e Mary Read.

Em 1718 os britânicos retomaram o controlo das ilhas, nomeando o capitão Woodes Rogers como Governador Real. Ele combateu a pirataria com êxito, reformou a administração civil e restaurou o comércio. Reconstruiu o forte de Nassau, com recurso aos seus recursos pessoais para tentar superar as dificuldades. Nesse período, em 1720 os espanhóis fizeram uma tentativa frustrada para capturar Nassau.

No contexto da Guerra de Independência dos Estados Unidos, a batalha de Nassau (1776) resultou em uma breve ocupação por forças estadunidenses: em 1778 após uma invasão noturna, forças estadunidenses evadiram-se com navios, pólvora e artigos militares após ancorarem em Nassau por apenas dois dias.

Em 1782 forças espanholas capturaram Nassau pela última vez quando Don Juan de Cagigal, governador-geral de Cuba, atacou New Providence com 5.000 homens. Andrew Deveaux, um dos estadunidenses Lealistas reassentados na ilha, logrou recapturar a cidade com 220 homens e 150 mosquetes diante de uma força de 600 soldados treinados. Deveaux forçou os espanhóis a renderem-se em 17 de abril de 1783, sem um único tiro.

As Bahamas tornaram-se formalmente colônia da Inglaterra a partir de 1783.

O atual forte

Os três fortes foram iniciados por forças britânicas em 1787, sob o governo de Lord Dunmore (John Murray, 4º senhor de Dunmore) (1787–1796), com a função de defesa da cidade e porto de Nassau. Estariam concluídos em 1819. Este recebeu o seu nome em homenagem à esposa de George III do Reino Unido (1760-1820), Carlota de Mecklemburgo-Strelitz.

Em nossos dias encontra-se bem preservado, requalificado como museu histórico-militar.

Características

Apresenta planta poligonal irregular, com dois baluartes nas extremidades, também de planta irregular. O baluarte leste possui dois semicírculos com duas casamatas sobre a plataforma, das quais uma mostra-se preservada, o mesmo se verificando quanto à casa da pólvora.

Em torno do parapeito distribuem-se 42 peças de artilharia, com visão abrangente do porto.

Externamente era defendido por um fosso seco, ultrapassado por uma ponte levadiça que acedia o portão de armas no lado norte.



 Related character

John Murray
United Kingdom
 

 Print the Related character

Contribution

Updated at 02/08/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort Charlotte


  • Fort

  • 1787 (AC)

  • 1819 (AC)

  • John Murray


  • United Kingdom


  • Restored and Well Conserved






  • Historical military museum

  • ,00 m2

  • Continent : Central America
    Country : Bahamas
    State/Province: New Providence
    City: Nassau



  • Lat: 25 -5' 23''N | Lon: 77 21' 32''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort Charlotte